Sol retorna com declínio das temperaturas na região

Nesta quarta-feira, 17, o avanço de uma massa de ar seco estabiliza o tempo em todas as regiões e o sol volta a predominar no estado, principalmente a partir da tarde. Entre a madrugada e manhã, ainda há condições para chuvas fracas no litoral.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Nesta quarta-feira, 17, o avanço de uma massa de ar seco estabiliza o tempo em todas as regiões e o sol volta a predominar no estado, principalmente a partir da tarde. Entre a madrugada e manhã, ainda há condições para chuvas fracas no litoral. Com o ingresso do ar mais frio, as temperaturas entram em gradativo declínio, começando pelas áreas de divisa com o RS. Entretanto, as mínimas devem ser “invertidas”, ou seja, devem ser registradas no final do dia com marcas entre 5°C e 12°C entre o Meio-Oeste e o Planalto Sul, 8°C a 14°C no Extremo Oeste, Oeste, Planalto Norte, Alto Vale e Grande Florianópolis serrana e de 15°C a 19°C nas demais regiões. Com relação às temperaturas máximas, elas variam entre 17°C e 24°C entre o Grande Oeste e os planaltos e de 24°C a 28°C nas áreas litorâneas e Vale do Itajaí. O mar segue agitado com ondas de sul entre 2 e 2,5 m e pico de até 3 m em alto mar entre Florianópolis e o Litoral Sul.

Na quinta, 18, a massa de ar seco ganha força sobre o estado, favorecendo predomínio de sol e tempo firme em todas as regiões. Durante a madrugada, há condições para formação de nevoeiros/neblina em áreas próximas ao Rio Uruguai e em trechos do Vale do Itajaí e litoral, mas que dissipam rapidamente no início da manhã. No amanhecer, não descarta-se a formação de geada de forma localizada em locais de vale/baixada do Planalto Sul e Meio-Oeste, onde os termômetros devem variar entre 2°C e 7°C, com valores pontualmente próximos dos 0°C. Nas demais áreas, marcas entre 7°C e 15°C, com o litoral, incluindo o Baixo e Médio Vale do Itajaí registrando os maiores valores. Durante a tarde, o predomínio de sol favorece a elevação gradual das temperaturas com marcas entre 22 e 26°C no Extremo Oeste e Oeste, Litoral Sul, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte e de 16°C a 22°C nas áreas de maior altitude.

Entre a sexta-feira, 19, e o sábado, 20, o tempo permanece firme em todas as regiões catarinenses sob influência da massa de ar seco, que continua mantendo as temperaturas mais amenas. As mínimas no amanhecer ficam em torno dos 10°C/12°C em boa parte do estado e abaixo dos 5°C em trechos da Serra e do Meio-Oeste, especialmente na sexta.

Confira os detalhes

Quarta-feira (17/04):
Tempo: mais nuvens em SC com chuviscos isolados no início do dia nas áreas mais ao norte do estado. No decorrer do dia, sol entre nuvens devido a uma massa de ar seco no Uruguai e Sul do Brasil.
Temperatura: em declínio durante o dia.
Vento: sudeste/sul, fraco a moderado, com rajadas no Planalto Sul e Litoral Sul.

Quinta, sexta-feira e sábado (18/04):
Tempo: predomínio de sol entre poucas nuvens em SC devido a uma massa de ar seco no Uruguai e Sul do Brasil.
Temperatura: em declínio durante o dia.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Planalto Sul e Litoral Sul.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.