Semana inicia com tempo quente e chance de pancadas de chuva, em SC

À tarde, as temperaturas máximas oscilam em torno dos 30°C em todas as regiões.
Foto: @ricardo.fisio.sc/Agora Laguna

A segunda-feira, 1º, já começa com mais nuvens no estado e entre o final da manhã e a tarde há condições para pancadas de chuva e temporais isolados com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo, que começam pelo oeste do estado e se estendem para as demais regiões até o final do dia, devido a passagem da frente fria associada a um sistema de baixa pressão. Temperaturas mínimas entre 18 e 23°C no Oeste, Extremo Oeste e no Litoral catarinense e variando entre 12 e 16°C nas demais regiões. À tarde, as temperaturas máximas oscilam em torno dos 30°C em todas as regiões.

Na terça-feira, 2, a frente fria se afasta de SC, mas o tempo permanece instável com presença de muitas nuvens e condições para chuva isolada, que ocorre principalmente do centro ao leste do estado e acompanhada por trovoadas no período da tarde, por influência de um sistema de baixa pressão. À tarde, as temperaturas máximas variam entre 28 e 30°C na maioria das regiões, com exceção do Planalto Sul e Litoral Sul, onde o vento vira antes e mantém as temperaturas mais baixas.

Na quarta-feira, 3, a formação de uma nova frente fria entre o RS e o Uruguai concentra a umidade e instabilidade naquela região, favorecendo tempo firme e ensolarado em SC. Quinta-feira, 4, com predomínio de sol e temperaturas altas em todas as regiões de SC. No final do dia a aproximação da frente fria, favorece o aumento de nuvens e condições para pancadas de chuva e temporais isolados nas áreas de divisa de SC com o RS.

Confira os detalhes

Segunda-feira (01/04):
Tempo: sol com algumas nuvens em SC. No Litoral, ao norte de Laguna, chance de chuva fraca e bem isolada na madrugada. No Extremo Oeste e Oeste, pancadas de chuva bem isolada à noite.
Temperatura: elevada em todas as regiões, com máximas acima de 30°C.
Vento: nordeste a norte, fraco a moderado.
Sistema: circulação marítima no Litoral e sistema de baixa pressão no oeste de SC.

Terça-feira (02/04):
Tempo: sol em SC com aumento da nebulosidade e pancadas de chuva bem isolada entre a tarde e noite, especialmente do Planalto ao Litoral, devido ao deslocamento de uma frente fria no litoral do estado.
Temperatura: calor diminui um pouco, com máximas entre 26°C e 30°C na maioria das regiões.
Vento: nordeste virando para sul/sudeste, fraco a moderado.

Quarta-feira (03/04):
Tempo: sol com algumas nuvens em SC. No Litoral Norte, chuva fraca e isolada na madrugada e amanhecer, devido à circulação marítima.
Temperatura: máximas em torno de 26°C a 30°C, na maioria das regiões, e mais elevada no oeste.
Vento: nordeste a norte, fraco a moderado.

Quinta-feira (04/04):
Tempo: sol com algumas nuvens em SC, com predomínio de massa de ar seco no estado.
Temperatura: em elevação, com máximas de 32°C a 35°C na maioria das regiões.
Vento: nordeste a norte, fraco a moderado.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.

Notícias relacionadas