Segunda-feira de tempo firme na região

A partir do final da tarde e especialmente à noite, a aproximação de instabilidades atmosféricas associadas à áreas de baixa pressão provoca aumento de nebulosidade, pancadas de chuva e temporais isolados nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul.
Foto: André Luiz/Agora Laguna

A segunda-feira, 22, começa com condição semelhante ao dia anterior: tempo firme e formação de nevoeiros e neblinas que dissipam ainda pela manhã, dando lugar a um dia ensolarado com poucas nuvens. A partir do final da tarde e especialmente à noite, a aproximação de instabilidades atmosféricas associadas à áreas de baixa pressão provoca aumento de nebulosidade, pancadas de chuva e temporais isolados nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul. O dia amanhece com temperaturas que variam entre 7°C e 11°C no Meio-Oeste e planaltos, entre 13°C e 15°C no Extremo Oeste e Oeste e entre 15°C e 19°C no litoral. As máximas seguem variando entre 26°C e 29°C na maioria das regiões, com exceção do Planalto Sul, onde ficam na casa dos 23°C.

O processo de formação e atuação de uma frente fria entre o RS e SC provocam chuvas e temporais em todo o estado ao longo da terça-feira, 23, principalmente no Grande Oeste catarinense. Os ventos viram de norte para oeste ao longo do dia devido à formação da frente fria, com rajadas que podem chegar a 45 – 50 km/h. As temperaturas mínimas oscilam entre 10°C e 15°C nas áreas mais elevadas do estado e entre 16°C e 20°C na demais regiões. À tarde, a condição pré-frontal faz com que as temperaturas máximas cheguem ou superem os 30°C nas áreas litorâneas e no Vale do Itajaí. Nas demais regiões, as máximas oscilam entre 25°C e 28°C.

Na quarta, 24, a frente fria segue atuando em Santa Catarina, deixando o tempo nublado e encoberto e provocando chuvas por todo o estado. Na quinta-feira, 25, a formação de novas áreas de instabilidade no RS mantém a condição de chuva e temporais em Santa Catarina.

Confira os detalhes

Segunda-feira (22/04):
Tempo: sol com aumento de nuvens em SC. No decorrer da tarde e especialmente à noite pancadas de chuva isolada com raios no oeste e sul do estado devido a áreas de baixa pressão no RS.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado.

Terça-feira (23/04):
Tempo: instável em SC, com condição de chuva e temporais localizados do oeste ao planaltos no decorrer do dia e nas demais regiões a partir da tarde, devido ao avanço de uma frente fria. Totais mais elevados previstos para o Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste.
Temperatura: elevada, diminuindo no fim do dia.
Vento: noroeste a sul, fraco a moderado e com rajadas.

Quarta-feira (24/04):
Tempo: instável com chuva isolada em SC, a qualquer hora do dia, ainda por influência da frente fria. Persiste o risco de temporais localizados.
Temperatura: amena.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.

Notícias relacionadas