Sábado com temperaturas mais amenas no Litoral

O sábado, 6, inicia com tempo firme e temperaturas amenas. Na metade leste do estado, a umidade do oceano mantém maior nebulosidade e possibilidade de chuviscos ao longo do dia. Já no Grande Oeste, o calor somado à disponibilidade de umidade favorece temporais bastante isolados entre a tarde e a noite.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

O sábado, 6, inicia com tempo firme e temperaturas amenas. Na metade leste do estado, a umidade do oceano mantém maior nebulosidade e possibilidade de chuviscos ao longo do dia. Já no Grande Oeste, o calor somado à disponibilidade de umidade favorece temporais bastante isolados entre a tarde e a noite. Mínimas de 10 a 14°C na Serra e de 15 a 20°C no restante do estado. Máximas de 30°C a 34°C no Oeste e Extremo Oeste e permanecem na casa dos 22 aos 24°C no restante do estado. Nas áreas serranas os termômetros não passam dos 20°C. Ondas de sul com até 2m de altura no Litoral Norte.

No domingo, 7, uma nova frente fria avança pelo estado, deixando o tempo instável em todas as regiões. As instabilidades avançam ainda durante a manhã pelas áreas de divisa com o RS, se espalhando para as demais áreas ao longo do dia, trazendo temporais, com chuva pontualmente intensa, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Com o tempo nublado, as temperaturas sobem pouco ao longo do dia, com máximas de 20 a 24°C no Oeste e norte do estado, mas permanecem entre 15 e 19°C nas demais regiões.

Na segunda-feira, 8, há condições para pancadas de chuva no estado entre a tarde e a noite, mas é na terça-feira, 9, que uma baixa pressão se intensifica e reforça a instabilidade, trazendo novos temporais isolados.

Confira os detalhes

Sábado (06/04):
Tempo: manhã com mais nuvens e chuva fraca/isolada no leste e norte de SC. No decorrer do dia o sol aparece em boa parte do estado, com condição de chuva isolada e trovoadas a partir da tarde no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste.
Temperatura: mais amena, com maior elevação no oeste.
Vento: sudeste/leste, passando a nordeste no oeste e sul do estado, fraco a moderado.
Sistema: alta pressão no litoral Sul do Brasil. Cavado (área de baixa pressão) no RS.

Domingo e Segunda-feira (07 e 08/04):
Tempo: instável com condição de chuva e totais mais elevados em SC, devido a formação de um sistema de baixa pressão entre o RS e SC. No decorrer da segunda-feira ocorrem períodos de melhoria.
Temperatura: mais amena devido a cobertura de nuvens.
Vento: nordeste a norte, fraco a moderado, com rajadas.

Terça-feira (09/04):
Tempo: instável com nuvens em SC e condição de chuva no decorrer do dia, começando pelas áreas de divisa com o RS, devido a áreas de baixa pressão.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste/noroeste a sul, fraco a moderado.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.