Quarta-feira com tempo instável, chuva e risco de temporais em SC

Os temporais devem vir acompanhados de chuva pontualmente intensa, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Foto: André Luiz/Agora Laguna

Nesta quarta-feira, 10, a influência de uma baixa pressão e avanço de uma frente fria pelo oceano deixam o tempo instável e com condições para temporais isolados em todas as regiões de Santa Catarina a partir da tarde. Os temporais devem vir acompanhados de chuva pontualmente intensa, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Antes das chuvas as temperaturas se elevam, com máximas variando de 27°C a 30°C na maioria das regiões à tarde. Em pontos do Oeste, Vale do Itajaí e norte catarinense as máximas chegam aos 32°C.

O tempo continua chuvoso ao longo de toda a quinta-feira, 11, na metade leste de SC, principalmente no litoral, devido à influência da circulação marítima. Por vezes as chuvas podem vir com forte intensidade, gerando acumulados pontualmente elevados. Já no Grande Oeste, uma baixa pressão atmosférica favorece condições para temporais isolados acompanhados de chuva pontualmente intensa e vendaval.

A condição permanece semelhante na sexta-feira, 12, com chuva persistente no leste do estado em temporais isolados no Grande Oeste. Já no sábado, 13, um sistema de baixa pressão próximo à costa reforça a circulação marítima, intensificando as chuvas e as rajadas de vento no litoral.

Confira os detalhes

Quarta-feira (10/04):
Tempo: instável com chuva e risco de temporais em SC, começando pelo oeste e sul do estado, atingindo as demais regiões a partir da tarde, devido à passagem de frente fria por SC. Totais elevados de chuva são esperados na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte.
Temperatura: elevada, com máximas em torno de 30°C a 32°C.
Vento: nordeste/noroeste virando para sul/sudeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas.

Quinta e sexta-feira (11 e 12 /04):
Tempo: nebulosidade variável com pancadas de chuva em SC, a qualquer momento do dia, devido a uma baixa pressão no Sul do Brasil. A circulação marítima (transporte de umidade do mar) favorece totais elevados de chuva entre o Litoral Norte e Vale do Itajaí.
Temperatura: diminui.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas no litoral.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.

Notícias relacionadas