Frente fria traz temporais isolados para SC nesta sexta-feira

Entre o final da madrugada e o amanhecer desta sexta-feira, 5, a aproximação e atuação de uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão, favorece a ocorrência de temporais isolados, que iniciam pelas áreas de divisa com o RS. Entre o final da manhã e à noite, há chance de temporais isolados também nas demais regiões catarinenses.
Agora Laguna

Entre o final da madrugada e o amanhecer desta sexta-feira, 5, a aproximação e atuação de uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão, favorece a ocorrência de temporais isolados, que iniciam pelas áreas de divisa com o RS. Entre o final da manhã e à noite, há chance de temporais isolados também nas demais regiões catarinenses. Associadas aos temporais são esperadas rajadas fortes e momentâneas de vento, raios e granizo, além de chuva pontualmente intensa. As temperaturas se elevam principalmente no Oeste, litoral e norte do estado, atingindo valores entre 30 e 33°C. Nas demais regiões, com a nebulosidade presente e a mudança para ventos de quadrante sul, as máximas não passam dos 27°C.

No sábado, 6, uma massa de ar frio e seco deixa o tempo firme e as temperaturas amenas na maior parte de SC. Apenas em áreas do Grande Oeste o sol aparece e as temperaturas sobem um pouco mais, trazendo condições para pancadas de chuva. No período da tarde, enquanto no Oeste o sol predomina e as temperaturas marcam de 30°C a 34°C, dos planaltos ao litoral as máximas ficam entre 21°C e 25°C, devido à maior presença de nebulosidade.

Entre domingo, 7, e segunda-feira, 8, uma área de baixa pressão se intensifica e volta a favorecer temporais com chuva intensa em todo o estado, com risco moderado para alagamentos e enxurradas pontuais, assim como para destelhamentos e danos na rede elétrica, associados a possibilidade de rajadas de vento. A nebulosidade e as condições favoráveis à chuva mantém as temperaturas mais amenas, por volta de 16 a 23°C no domingo, com valores ligeiramente acima na tarde de segunda-feira.

Confira os detalhes

Sexta-feira (05/04):
Tempo: muitas nuvens com aberturas de sol em SC, mais nublado com chuva a partir da manhã no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis, e nas demais regiões a partir da tarde. Risco de temporais localizados.
Temperatura: elevada com ar abafado, diminuindo no fim do dia.
Vento: norte a sul/sudeste, fraco a moderado com rajadas, mais intensas no litoral.
Sistema: frente fria em deslocamento em SC, seguida de uma alta pressão.

Sábado (06/04):
Tempo: manhã com mais nuvens e chuva bem isolada do Planalto ao Litoral, melhorando com sol no decorrer do dia. No Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste, predomínio de sol e chance de chuva isolada a partir da tarde.
Temperatura: mais amena.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado, com rajadas no litoral.

Domingo e Segunda-feira (07 e 08/04):
Tempo: instável com condição de chuva e totais mais elevados em SC, devido a um cavado (área de baixa pressão) entre o RS e SC. Risco de temporais localizados.
Temperatura: mais amena devido a cobertura de nuvens.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.

Notícias relacionadas