Frente fria avança pelo estado provocando temporais isolados

A terça-feira, 16, já começa sob influência de uma frente fria, que chega ao estado pelo Extremo Oeste na madrugada e manhã, e avança para as demais regiões no decorrer da tarde e noite, provocando temporais com raios e rajadas de vento.
Foto: André Luiz/Agora Laguna

A terça-feira, 16, já começa sob influência de uma frente fria, que chega ao estado pelo Extremo Oeste na madrugada e manhã, e avança para as demais regiões no decorrer da tarde e noite, provocando temporais com raios e rajadas de vento. Os ventos mudam de nordeste a noroeste para sul e sudoeste com a passagem do sistema. As temperaturas máximas variam entre 27 e 30°C no litoral e ficam mais baixas, de 20 a 24°C, nas demais regiões. Mar segue agitado nas áreas da Grande Florianópolis ao Litoral Sul, com ondas de nordeste/leste entre 2,0m e 2,5m com picos de até 3,0m em alto mar.

Na quarta, 17, o avanço de uma massa de ar seco para SC, estabiliza o tempo em todas as regiões e o sol volta a predominar em todo estado. As temperaturas já começam a cair nas áreas de divisa com o RS, onde as mínimas registram valores entre 12°C e 14°C. Nas demais áreas do Grande Oeste aos Planaltos tem mínimas entre 15°C e 18°C, enquanto no litoral ainda amanhece com temperaturas por volta dos 20°C. Mesmo com o predomínio de sol as temperaturas não sobem tanto, devido a presença de uma massa de ar um pouco mais fria, com temperaturas que não passam de 24 graus na maior parte de Santa Catarina, com exceção do Vale do Itajaí e Litoral Sul, onde pode marcar até 26°C.

Na quinta, 18, e sexta-feira, 19, tempo firme em todas as regiões catarinenses por influência da massa de ar seco, que também declina as temperaturas. As mínimas, no amanhecer, ficam em torno dos 10°C em boa parte do estado e abaixo dos 5°C no na Serra.

Confira os detalhes

Terça-feira (16/04):
Tempo: encoberto com chuva em SC, com risco de temporais e vento forte devido à passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil.
Temperatura: amena devido à cobertura de nuvens, umidade alta e da chuva.
Vento: nordeste/noroeste, passando a sudoeste no decorrer do dia, moderado com rajadas associadas a temporais.

Quarta e quinta-feira (17 e 18/04):
Tempo: sol e poucas nuvens em SC, devido a uma massa de ar seco no Uruguai e Sul do Brasil.
Temperatura: com pouca elevação na maior parte de SC, e queda mais acentuada à noite, devido ao ar seco e ao vento de sul.
Vento: sudeste/sul, fraco a moderado, com rajadas no Planalto Sul e Litoral Sul.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.