Frente fria avança e deixa tempo instável na região

As instabilidades avançam ainda durante a manhã pelas áreas de divisa com o RS, se espalhando para as demais áreas ao longo do dia, trazendo temporais, com chuva pontualmente intensa, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

No domingo, 7, uma nova frente fria avança pelo estado, deixando o tempo instável em todas as regiões. As instabilidades avançam ainda durante a manhã pelas áreas de divisa com o RS, se espalhando para as demais áreas ao longo do dia, trazendo temporais, com chuva pontualmente intensa, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Com o tempo nublado, as temperaturas sobem menos em comparação aos dias anteriores, com máximas de 20 a 24°C no Oeste e norte do estado e entre 15 e 19°C nas demais regiões. Apenas na divisa com o Paraná as máximas se aproximam dos 27°C.

Na segunda-feira, 8, permanece condições para pancadas isoladas de chuva no estado entre a tarde e à noite, mas enfraquecem em relação ao dia anterior. As temperaturas voltam a subir em todas as regiões, se aproximando dos 30°C no litoral e também no oeste no período da tarde. Os ventos sopram de noroeste/norte na maior parte do estado, com intensidade fraca a moderada.

Na terça-feira, 9, o processo de formação e intensificação de uma baixa pressão reforça as instabilidades em todas as regiões. Em combinação com o calor e umidade disponíveis, são esperados novos temporais, que devem ocorrer de maneira isolada. Na quarta-feira, 10, com o avanço do sistema para áreas mais ao norte, a tendência é da entrada dos ventos de sul/sudeste, mantendo o tempo nublado e com chuva nas áreas litorâneas, assim como as temperaturas mais amenas na maior parte de SC.

Confira os detalhes

Domingo (07/04):
Tempo: instável com chuva de totais mais elevados, do oeste ao sul de SC, desde a manhã, estendendo-se para as demais regiões a partir da tarde.
Temperatura: mais amena devido à cobertura de nuvens.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas do oeste ao sul de SC.
Sistema: formação de uma baixa pressão entre o RS e SC.

Segunda-feira (08/04):
Tempo: muitas nuvens, aberturas de sol e chuva isolada, com menor intensidade, a qualquer momento do dia.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas no litoral.

Terça-feira (09/04):
Tempo: no oeste de SC, instável com chuva desde a madrugada, estendendo-se para as demais regiões a partir da tarde. Frente fria no RS, aproximando-se de SC. Totais mais elevados no oeste do estado.
Temperatura: elevada, com máximas acima de 30°C.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas no litoral.

Quarta-feira (10/04):
Tempo: instável com chuva em SC, devido à passagem da frente fria por SC. Do oeste aos planaltos, o tempo melhora à noite.
Temperatura: mais amena, com maior elevação no norte de SC.
Vento: nordeste/noroeste virando para sul, fraco a moderado, com rajadas mais intensas.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.

Notícias relacionadas