Coordenadoria de Educação reforça ‘condição segura’ de escola após denúncias

"Até a presente data, foram realizadas atividades de manutenção predial em telhado, em sistema hidrossanitário (inclusive banheiros), em rede elétrica, instalação de drenos em talude, colocação de piso cerâmico, tratamento de ferrugem em elementos estruturais e revitalização completa da unidade escolar", diz o documento enviado ao Portal.
Agora Laguna

A Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Laguna emitiu uma nota oficial em que ressalta a existência de “condição segura” de utilização da escola Santa Marta, única da rede estadual na região do Farol. Ontem, Agora Laguna divulgou imagens que mostravam problemas relatados por estudantes e professores.

“Até a presente data, foram realizadas atividades de manutenção predial em telhado, em sistema hidrossanitário (inclusive banheiros), em rede elétrica, instalação de drenos em talude, colocação de piso cerâmico, tratamento de ferrugem em elementos estruturais e revitalização completa da unidade escolar”, diz o documento enviado ao Portal.

A nota é assinada pela coordenadora Marlise Nunes e pelo engenheiro Paulo César Pinto. “Quanto às notícias divulgadas em redes sociais de rachaduras presentes, informa-se que o problema é relacionado por uma construção irregular realizada junto a escola, inclusive sendo realizada escavação junto da fundação (sapata) da escola. Esta situação causou movimentação no prédio da escola e ocasionou os trincamentos presentes e descolamento pontual em piso cerâmico”. Segundo a CRE, denúncias já foram feitas a órgãos como a prefeitura e Defesa Civil.

“Houveram diligências da Defesa Civil ao local e reunião junto com a parte técnica desta Coordenadoria para tratar do assunto, havendo alinhamento de que HÁ CONDIÇÃO SEGURA de ocupação da escola, estando a mesma em constante monitoramento. Ademais, a EEB Farol de Santa Marta está com os devidos Alvarás vigentes junto à Vigilância Sanitária e ao CBMSC, estando em condição regular”, pontua a nota. Uma nova reunião deve ocorrer na sexta-feira, 26.

Leia a íntegra do documento

Vem-se, pelo presente, informar acerca das notícias envolvendo a E.E.B. Farol de Santa Marta quanto ao estado da edificação e problemas relatados em redes sociais.

Primeiramente informa-se que a supracitada escola tem responsável técnico (engenheiro efetivo da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Mobilidade) que faz o monitoramento de todas as situações de manutenção predial em conjunto com a gestão escolar e encaminhamentos pertinentes junto ao Poder Público Estadual. Estes encaminhamentos se dão em âmbito de serviços técnicos para conservação da escola e melhorias em quesitos de segurança, espaço físico e acessibilidade.

Neste contexto, no ano de 2023 até a presente data, foram realizadas atividades de MANUTENÇÃO PREDIAL em telhado, em sistema hidrossanitário (inclusive banheiros), em rede elétrica, instalação de drenos em talude, colocação de piso cerâmico, tratamento de ferrugem em elementos estruturais e revitalização completa da unidade escolar.

Contudo, é necessário levar em consideração que a escola está localizada em área de encosta, com incidência direta da maresia e fortes ventos, o que degrada a edificação em nível que deve ser tratado em PROJETO TÉCNICO ESPECÍFICO, com troca de materiais e contemplando melhorias em acessibilidade e espaço físico. Em suma, o nível de intervenção necessária ultrapassa os serviços de manutenção predial. Atualmente está em tramitação junto ao Estado a concepção do Projeto Técnico contemplando melhorias da escola em termos de espaço físico e acessibilidade.

Quanto as notícias divulgadas em redes sociais de rachaduras presentes, informase que o problema é relacionado por uma construção irregular realizada junto a escola, inclusive sendo realizada escavação junto da fundação (sapata) da escola. Esta situação causou movimentação no prédio da escola e ocasionou os trincamentos presentes e descolamento pontual em piso cerâmico. As devidas denúncias e encaminhamentos foram realizados junto à Prefeitura Municipal de Laguna, SEPLAN, FLAMA, Defesa Civil e CREA; estando a obra irregular interditada.

No que diz respeito à situação de segurança da escola, há monitoramento técnico da edificação com instalação de pontos de controle e realização de ensaios técnicos para verificação da integridade estrutural. Houveram diligências da Defesa Civil ao local e reunião junto com a parte técnica desta Coordenadoria para tratar do assunto, havendo alinhamento de que HÁ CONDIÇÃO SEGURA de ocupação da escola, estando a mesma em constante monitoramento.

Ademais, a EEB Farol de Santa Marta está com os devidos Alvarás vigentes junto à Vigilância Sanitária e ao CBMSC, estando em condição regular.

Desta forma, por meio deste, procura-se esclarecer à comunidade quanto às notícias vinculadas; bem como, informar que está agendada na escola no dia 26/04/2024 às 16:30 a presença dos responsáveis por parte da Coordenadoria Regional de Educação de Laguna – CRE19 – para esclarecimentos pertinentes in loco.

Atenciosamente,

MARLISE GISELA NUNES – Coordenadora Regional de Educação

PAULO CÉSAR PINTO Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade

Notícias relacionadas