Segunda e terça com temporais localizados em SC

Há condições para chuva pontualmente intensa, com acumulados expressivos em curto período de tempo, vendaval e eventual queda de granizo, sobretudo entre o Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. Nestas regiões, os acumulados previstos variam em torno de 75 mm com pontuais acima, enquanto no restante do estado variam entre 50 e 75 mm.
Foto: André Luiz/Agora Laguna

Entre a segunda, 4, e a terça-feira, 5, o avanço de uma frente fria aumenta a instabilidade em SC, especialmente nas regiões do centro ao leste do estado. Os temporais mais intensos estão previstos para o período da tarde e noite da segunda-feira, quando a disponibilidade de calor e umidade potencializa as instabilidades. Há condições para chuva pontualmente intensa, com acumulados expressivos em curto período de tempo, vendaval e eventual queda de granizo, sobretudo entre o Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. Nestas regiões, os acumulados previstos variam em torno de 75 mm com pontuais acima, enquanto no restante do estado variam entre 50 e 75 mm.

A terça-feira, 5, começa com tempo instável e com chuva em todas as regiões catarinenses, sendo mais intensa e ainda acompanhada por trovoadas do centro ao leste do estado, ainda por influência da frente fria que aos poucos se afasta para o mar. Entre a tarde e a noite o tempo começa a estabilizar a partir do oeste.

Na quarta-feira, 6, tempo estável com presença de sol em todas as regiões por influência de um sistema de alta pressão. A partir da quinta-feira, 7, a chuva retorna ao estado, na forma de pancadas isoladas com trovoadas do oeste ao centro do estado e de forma ocasional no Litoral e áreas próximas, associada à circulação marítima. A amplitude térmica será marcante nestes dias com temperaturas mínimas mais baixas, ficando abaixo dos 10°C no Planalto Sul e fazendo calor à tarde com máximas em torno de 30°C, principalmente no oeste do estado.

Confira os detalhes

Domingo (03/03):
Tempo: sol e calor em SC. No decorrer da tarde e noite aumento de nuvens e pancadas de chuva com temporais localizados devido à aproximação de uma nova frente fria no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.
Temperatura: elevada com ar abafado.
Vento: nordeste a sudoeste, fraco a moderado, com rajadas.
Sistema: alta pressão e aproximação de uma nova frente fria.

Segunda-feira (04/03):
Tempo: céu encoberto com condição de chuva no decorrer do dia na maioria das regiões de SC, atingindo o norte do estado a partir da tarde, devido ao deslocamento da frente fria. Risco de temporais localizados.
Temperatura: diminui devido à cobertura de nuvens, chuva e vento.
Vento: noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas, mais intensas no Litoral.

Terça-feira (05/03):
Tempo: instável com chuva em SC devido a áreas de baixa pressão, melhorando no fim do dia ainda pela atuação da frente fria.
Temperatura: amena.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Quarta-feira (06/03):
Tempo: estável com chuva entre a tarde e a noite no Oeste, Meio-Oeste. No Litoral Norte de SC, nublado com chuva no decorrer do dia. Nas demais regiões, sol entre nuvens.
Temperatura: amena.
Vento: sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.

Notícias relacionadas