Inscrições para o Fies começam na terça

Cronograma foi divulgado pelo MEC nos últimos dias.

O processo seletivo para o primeiro semestre de 2024 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) vai abrir no período de 12 a 15 de março, via Portal de Acesso Único, conforme cronograma divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado no dia 21 do mesmo mês. Em 2024, serão 112.168 vagas.

O novo edital traz reserva de vagas, conforme determina o Fies Social, que beneficiará a população de baixa renda com a reserva de 50% das vagas de cada edição do Fundo para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que possuam renda familiar per capita de até meio salário-mínimo. Para esses estudantes, será permitido um financiamento de até 100% dos encargos educacionais.

Conforme o novo edital, ao fazer a inscrição, o estudante poderá escolher até três opções de cursos. Até então, a a exigência era que os cursos escolhidos pertencessem a um mesmo agrupamento de áreas, o que impedia que a inscrição fosse feita em um determinado curso em diferentes instituições e/ou localidades, por exemplo.

Notícias relacionadas