Empresas de Laguna já podem usar FGTS Digital

Em todo o país, cinco milhões de empregadores vão usar a plataforma para gerir os dados de mais de 50 milhões de trabalhadores.
Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil

Desde sexta-feira, 1º, as empresas de Laguna já podem utilizar a versão digital do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS Digital). A ferramenta substitui o sistema Conectividade Social/Caixa, usado até então para enviar informações do FGTS dos empregados.

A nova plataforma usa o e-Social (banco eletrônico de dados dos empregados) como fonte para os dados. Totalmente operado pela internet, o sistema terá várias opções para gerar guias e será responsável por todo o recolhimento mensal do FGTS e pelo pagamento de rescisões e multas rescisórias.

O sistema também permite que o empregador utilize o Pix para recolhimento do fundo de garantia. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), isso irá reduzir a burocracia para os empregadores e melhorará a confiabilidade no sistema, ao agilizar a conversão dos depósitos no saldo individual da conta do trabalhador.

Ao todo, 4,5 milhões de empregadores vão usar a plataforma para gerir os dados de mais de 50 milhões de trabalhadores. Todos os meses, serão emitidas 7 milhões de guias para recolhimento do fundo.