Cardoso será palco de campeonato pioneiro de ondas grandes

Por depender das condições de ondulação do mar, o evento não tem uma data fixa, mas sim uma janela de espera que começa em 26 de abril e vai até 30 de novembro.
Foto: @jooosimar

Para marcar a imponência das ondas da praia do Cardoso, Laguna vai receber o primeiro campeonato nacional de ondas grandes confederado da história do esporte. Por depender das condições de ondulação do mar, o evento não tem uma data fixa, mas sim uma janela de espera que começa em 26 de abril e vai até 30 de novembro.

“O big surf com certeza é uma das categorias mais importantes, tendo em vista o seu histórico de grandes atletas no surfe de ondas grandes mundial”, avalia o vice-presidente da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), Paulo Moura. O CBSurf Big Wave Mormaii também faz parte de uma promoção estadual com apoio do governo catarinense, numa tentativa de fomentar o cenário esportivo do litoral.

Para a primeira edição, uma lista de 24 atletas foi formada (veja nomes abaixo). “Levamos em consideração o desempenho deles em eventos nacionais e mundiais anteriores, além da atual performance de destaque deles em sessões de freesurf”, explica Thiago Jacaré, coordenador do surfe de ondas grandes na confederação. Uma relação de alternates para substituir os titulares também foi montada.

Janela de espera

Dentro do período de espera, quando surgir uma grande ondulação nos gráficos de previsão, a organização do evento divulgará o sinal amarelo com sete dias de antecedência, alertando em relação à possibilidade de realização do evento. Se a ondulação ficar adequada, com quatro dias sai o sinal verde de confirmação; ou o sinal vermelho, o que faz a espera voltar à estaca zero por condições mais adequadas.

Atletas

  1.  Lucas Chumbo (RJ)
  2.  Pedro Calado (RJ)
  3.  Paulo Moura (PE)
  4.  Gabriel Samps (RJ)
  5.  Gabriel Sodre (RJ)
  6.  Eric de Souza (RJ)
  7.  Vinicius dos Santos (SC)
  8.  Rodrigo Koxa (SP)
  9.  Caio Vaz (RJ)
  10.  Marcos Monteiro (RJ)
  11.  Lapo Coutinho (BA)
  12.  Buday Santos (RN)
  13.  Will Santana (RJ)
  14.  Lucas Silveira (SC)
  15.  Stephan Figueiredo (RJ)
  16.  Ian Consenza (RJ)
  17.  Kalani Lattanzi (RJ)
  18.  Marco Polo (SC)
  19.  Alemão Maresias (SP)
  20.  Rafael Becker (SC)
  21.  Carlos Henrique Guimarães (SC)
  22.  Vitor Serafim (SC)
  23.  Luiz Henrique (SC)
  24.  Guilherme Hilel (RJ)

Notícias relacionadas