Alerta: notas falsas voltam a circular no comércio de Laguna

Recentemente, algumas lojas do Centro Histórico também relataram o mesmo crime.
Agora Laguna

Algumas notas falsas voltaram a circular no comércio local ao longo dessa semana.

Dessa vez, o fato foi registrado por um estabelecimento durante a entrega de um pedido no começo da noite da última quarta-feira, 28. “Cliente pediu o lanche em um residencial e passou essas duas notas da foto. O motoboy na correria não viu e acabei só percebendo aqui”, relata a proprietária.

O entregador tentou retornar ao local, mas o cliente não atendeu. Recentemente, algumas lojas do Centro Histórico também relataram o mesmo crime.

Um boletim de ocorrência foi registrado e a polícia deve investigar o caso.

Crime

A falsificação é crime previsto pelo artigo 289 do Código Penal, com pena prevista de 3 a 12 anos de prisão. Quem tentar colocar uma cédula falsa em circulação depois de tomar conhecimento de sua falsidade, mesmo que a tenha recebido de boa fé, pode ser condenado a uma pena de 6 meses a 2 anos de detenção.

É importante que as pessoas fiquem atentas ao receberem cédulas, especialmente de maior valor.

O Banco Central possui uma página específica para mostrar como identificar se as cédulas são verdadeiras, inclusive com animação. Confira aqui: https://www.bcb.gov.br/cedulasemoedas/notadeduzentos

No site do Banco Central também há informações de como agir em caso de cédula suspeita. As orientações estão disponíveis aqui: https://www.bcb.gov.br/cedulasemoedas/cedulassuspeitas

Notícias relacionadas