Previous
Next

Sol e forte calor seguem até terça-feira em SC

Após dias consecutivos de pouca chuva do Extremo Oeste ao Meio-Oeste, com calor intenso e temperatura alta no estado – acima de 34°C-, há indicativo de mudança no tempo a partir desta terça-feira, 13.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Após dias consecutivos de pouca chuva do Extremo Oeste ao Meio-Oeste, com calor intenso e temperatura alta no estado – acima de 34°C-, há indicativo de mudança no tempo a partir desta terça-feira, 13. Uma frente fria deve avançar por SC durante a tarde, trazendo chuva e temporais para todas as regiões catarinenses, com totais acumulados mais elevados no litoral e em especial de Laguna ao norte. A condição de chuva e mais nebulosidade persiste nos dias seguintes e, somando-se ao predomínio de vento sul e sudeste no estado a temperatura ameniza, com máximas que devem variar entre 26°C e 30°C na maior parte das regiões.

Na segunda, 12, o calor se intensifica em SC, com a ocorrência do auge dessa onda de calor na maioria das regiões. A maior parte do dia deve ser com predomínio de sol entre poucas nuvens em grande parte do estado, mas entre a tarde e à noite, a disponibilidade de calor e umidade e instabilidades atmosféricas favorece a formação de temporais isolados entre o Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Nas demais áreas, menor condição para chuva de verão e tempo firme. À tarde, as máximas variam entre 36 e 38°C no Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul, 34°C a 36°C entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte e entre 28°C e 33°C nas demais áreas.

Na terça de Carnaval, a aproximação e passagem de uma nova frente fria favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais em várias regiões do estado. Nas áreas de divisa com o RS, a instabilidade já chega pela manhã, se espalhando pelas demais regiões entre a tarde e à noite. Há condições para temporais com chuva pontualmente intensa acompanhada de raios, além de fortes rajadas de vento e granizo de forma localizada.

Na quarta-feira, 14, o dia inicia chuvoso e com condição para temporais nas áreas litorâneas. Essa instabilidade, no entanto, se espalha para o restante do estado ao longo do dia. Na quinta-feira, 15, a frente fria se afasta de SC, mas a influência de uma área de baixa pressão mantém a condição para temporais entre o Grande Oeste e os planaltos. O ingresso de ar mais frio, por outro lado, favorece o declínio das temperaturas com marcas próximas dos 30°C apenas no Extremo Oeste, variando entre 18 e 26°C na maior parte do estado.

Confira os detalhes

Segunda-feira (12/02):
Tempo: sol e calor em SC. A partir da tarde, mais nuvens e pancadas isoladas, rápidas e passageiras, típicas de verão, no Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.
Temperatura: alta, de 33°C a 35°C em boa parte de SC, mais altas de 37°C a 40°C no Extremo Oeste e Litoral Sul.
Vento: nordeste, com variações de noroeste do Extremo Oeste ao Planalto Sul, fraco a moderado com rajadas associadas às trovoadas.
Sistema: alta pressão no litoral de SC, com circulação marítima no Litoral. Formação de áreas de instabilidade (convecção com nuvens carregadas) devido ao calor de tarde.

Terça-feira (13/02):
Tempo: instável, com sol e calor pela manhã e no início da tarde em SC. Entre a tarde e noite encoberto com chuva e temporais devido à passagem de uma frente fria por SC. Maior risco de temporais do Planalto ao Litoral, com chuva moderada a forte por alguns momentos na Grande Florianópolis e Litoral Norte.
Temperatura:
alta, de 30°C a 34°C no início da tarde, com diminuição mais acentuada devido à chuva da tarde.
Vento: noroeste, passando a sudoeste no final da tarde, fraco a moderado com rajadas.

Quarta-feira (14/02):
Tempo: instável em SC, com muitas nuvens e chuva ocasional no decorrer do dia do Planalto ao Litoral. No Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste variação de nuvens e pancadas de chuva entre a tarde e noite.
Temperatura: com pouca elevação, diminui em relação aos dias anteriores.
Vento: sudeste, fraco a moderado.

Quinta-feira (15/02):
Tempo: variação de nuvens em SC, com chuva fraca no início do dia no Alto Vale do Itajaí e de Florianópolis ao norte do Estado. Nas demais regiões pancadas de chuva na tarde e noite.
Temperatura: agradável, com pouca elevação devido à nebulosidade.
Vento: sudeste, passando a nordeste a partir da tarde, fraco a moderado.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.

Notícias relacionadas

Previous
Next