Serviço Geológico faz estudos em Laguna

Trabalhos vão ocorrer até dia 3 de março. Os documentos fazem parte do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais.
Foto: Arquivo/Agora Laguna

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) realiza, desde segunda-feira, 19, estudos em Laguna para a elaboração de Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundação. Além da cidade, equipes atuam em Sangão.

Os trabalhos vão ocorrer até dia 3 de março. Os documentos fazem parte do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais.

O coordenador técnico e pesquisador da empresa pública, Douglas Cabral, ressalta que os documentos orientam sobre práticas de gestão e expansão urbana, proporcionando melhor desenvolvimento para os municípios e beneficiando os cidadãos. O SGB é vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME).

O processo vai resultar em um mapa que apresentará informações sobre os terrenos e feições, indicando a possibilidade de ocorrência de determinado evento; no caso, movimentos gravitacionais de massa (como deslizamentos e fluxo de detritos) e processos hidrológicos (como inundações e enxurradas). Em Santa Catarina, 103 cidades já possuem cartas do gênero.

Notícias relacionadas