Réplica do barco Seival parte nesta sexta do RS para participar da Tomada de Laguna

A expectativa é que a viagem de barco dure de três a quatro dias.
Divulgação/CulturAnita

A reprodução histórica do barco Seival parte nesta sexta-feira, 1°, da Barra do Ribeiro, perto de Guaíba, no Rio Grande do Sul, com destino ao Sul de Santa Catarina, para ‘A Tomada de Laguna’.

A expedição é comandada pelo professor Antônio Rodrigues, que liderou o projeto de construção da réplica do barco usado por Giuseppe Garibaldi na Tomada de Laguna e que agora será utilizada no espetáculo que acontece de 13 a 30 de março, no Centro Histórico.

Com uma tripulação de seis a sete pessoas, a embarcação está prevista para sair do Rio Grande do Sul assim que as condições meteorológicas foram favoráveis. Embora seja uma reprodução histórica, o barco de época de Garibaldi está sujeito à navegação na costa Sul do Brasil, um dos trechos mais perigosos do litoral.

“Precisamos que ocorra uma frente fria para subir navegando, sob pena de sermos jogados para a praia como aconteceu com Garibaldi, provocando o trágico naufrágio”, diz o professor.

A expectativa é que a viagem de barco dure de três a quatro dias. Se tudo der certo, a réplica do Seival chegará em Laguna no início da próxima semana, onde permanecerá ancorado nas docas do Mercado Público, até a estreia do evento, dia 13 de março.