PT oficializa Célio Antônio como pré-candidato a prefeito

Decisão foi confirmada neste domingo, 18, pela direção do PT, que deve emitir uma nota pública ao longo da tarde.
Célio Antônio, ex-prefeito de Laguna, em entrevista no rádio local. Foto: Arquivo

O Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu pelo nome de Célio Antônio como pré-candidato a prefeito nas eleições de outubro. A ex-secretária municipal de Assistência Social, Aparecida da Silva, comunicou oficialmente na sexta-feira, 16, a retirada da pré-candidatura em prol de um consenso na sigla.

A decisão foi confirmada neste domingo, 18, pela direção do PT, que deve emitir uma nota pública ao longo da tarde.

Agora Laguna obteve acesso a duas cartas escritas (veja abaixo) pelos então concorrentes à pré-candidatura. “Esta decisão, embora difícil, é tomada com o objetivo de preservar a integridade e a unidade do partido, evitando que questões pessoais e disputas internas prejudiquem nosso projeto coletivo para a cidade”, disse Aparecida. “Continuarei contribuindo, dentro de minhas capacidades, para o fortalecimento de nossa causa e para o sucesso de nosso partido nas futuras disputas eleitorais”.

O nome dela foi sugerido em março do ano passado após a visibilidade obtida com a candidatura à Câmara dos Deputados, em 2022. Já Célio Antônio oficializou a intenção de voltar às disputas eleitorais no final de 2023, quando divulgou carta à população e à militância petista. Célio foi vereador entre 1997 e 2004 e foi prefeito por dois mandatos, de 2005 a 2012, sendo o único reeleito no período pós-redemocratização.

“Agradeço a confiança depositada em mim e a oportunidade de representar os nossos ideais e projetos para uma cidade mais justa, solidária e democrática. Quero expressar também a minha satisfação e gratidão pelo apoio integral da Cida, que era pré-candidata pelo nosso partido e que, em um gesto de grandeza e generosidade, desistiu da sua candidatura e colocou o seu apoio integral na minha”, escreveu o ex-prefeito em nova manifestação aos petistas. Com a decisão, estão canceladas prévias que o PT planejava realizar em março para definir entre si quem seria o pré-candidato da legenda.

Carta assinada pela ex-secretária e ex-pré-candidata Aparecida da Silva

 

Aos companheiros e companheiras do Partido dos Trabalhadores,

Em março de 2023, tive a honra de ser convidada e apoiada para representar o nosso partido como candidata à prefeitura de Laguna. Acolhi este convite com grande entusiasmo, motivada pelo desejo de fortalecer o Partido dos Trabalhadores na cena política local e contribuir para um projeto político capaz de refletir os anseios e necessidades de nossa população.

Nosso objetivo era claro: posicionar o partido como um vetor de mudança, especialmente em um momento em que a imagem pública da política local necessita de novos paradigmas, distanciando-se de qualquer associação com práticas e histórico de corrupção. Este projeto também visava enaltecer a representatividade e o empoderamento, onde foi proposto utilizar a imagem e militância de uma mulher negra para inspirar e trazer esperança.

A proposta foi recebida por todos, criando um ambiente de expectativa positiva em torno de um novo projeto político alicerceado no projeto nacional, a partir de uma construção coletiva, caracterizado por um processo dinâmico onde as ideias eram partilhadas, os acertos e os erros não apenas reconhecidos, mas debatidos abertamente, com muitos já corrigidos e outros em vias de solução, refletindo o verdadeiro espírito de colaboração e aprendizado mútuo.

No entanto, os recentes desenvolvimentos internos com a inclusão de uma nova candidatura, provocaram uma mudança abrupta no curso de nosso projeto.

A democracia interna do partido representada neste momento pelas prévias eleitorais é um pilar fundamental que deve ser alicerçado pelo respeito mútuo, honra e lealdade com os companheiros e companheiras, e com os princípios e objetivos coletivos, estando sempre acima de projetos pessoais. Este princípio de lealdade estende-se explicitamente aos acordos e entendimentos prévios, que são a base da confiança mútua e da colaboração dentro do nosso partido, entendendo que os interesses coletivos e os compromissos assumidos devem prevalecer sobre as aspirações individuais.

Neste contexto, após profunda reflexão e diálogo com colegas e apoiadores, decidi retirar minha pré-candidatura à prefeitura de Laguna. Esta decisão, embora difícil, é tomada com o objetivo de preservar a integridade e a unidade do partido, evitando que questões pessoais e disputas internas prejudiquem nosso projeto coletivo para a cidade.

Hoje o PT de Laguna segue com o Pré-Candidato a Prefeitura, ex Prefeito Célio Antônio, único prefeito reeleito da história da cidade e que possui grandes feitos e obras em seus dois mandatos, visto como um gestor visionário que trouxe de volta o crescimento econômico, investimentos em políticas sociais e a qualidade na gestão pública em sua época.

Reitero meu compromisso com os ideais do Partido dos Trabalhadores e com a luta por uma sociedade mais justa e igualitária. Continuarei contribuindo, dentro de minhas capacidades, para o fortalecimento de nossa causa e para o sucesso de nosso partido nas futuras disputas eleitorais.

Agradeço a todos pelo apoio e confiança depositados em mim e peço que, juntos, continuemos trabalhando com afinco e união, focados nos verdadeiros desafios que enfrentamos enquanto comunidade.

Com respeito e solidariedade,

Cida.

Carta assinada pelo ex-prefeito e pré-candidato Célio Antônio

Carta aos Companheiros do PT, Lagunenses simpatizantes e todo povo democrático de Laguna.

Laguna, 16/02/2024.

Amigos (as),

É com grande honra e alegria, que fui escolhido, nesta noite, como pré candidato único à prefeito do município de Laguna pelo nosso partido. Agradeço a confiança depositada em mim e a oportunidade de representar os nossos ideais e projetos para uma cidade mais justa, solidária e democrática.

Quero expressar também a minha satisfação e gratidão pelo apoio integral da Cida, que era pré-candidata pelo nosso partido e que, em um gesto de grandeza e generosidade, desistiu da sua candidatura e colocou o seu apoio integral na minha.

A Cida é uma companheira de luta, de valor e de competência, que tem muito a contribuir para o nosso projeto político. Tenho certeza de que juntos, com a sua experiência e liderança, vamos fazer uma campanha vitoriosa e um governo que vai olhar para os idosos e para as crianças com carinho muito especial.

Sabemos que a nossa cidade enfrenta muitos desafios e demandas, especialmente da população mais carente e vulnerável, que sofre com a falta de creche, de lazer, de passeios, de medicamentos, de clínica geriátrica, de pediatria especializada e de tantos outros serviços essenciais. Por isso, o nosso compromisso é fazer, junto com os servidores públicos valorizados, uma cidade de qualidade de vida para essas pessoas, garantindo os seus direitos e ampliando as suas oportunidades.

Queremos fazer de Laguna uma cidade que promova um ambiente construtivo e saudável aos jovens, que valoriza a sua cultura, que preserva o seu meio ambiente e que promove o seu desenvolvimento. Aproveitar à oportunidade de termos no governo federal o companheiro Lula, que já tive o prazer de trabalhar com ele na Presidência da República.

Contamos com o apoio e a participação de todos os filiados, militantes, simpatizantes e cidadãos que acreditam no nosso projeto e que querem uma mudança para melhor em Laguna. Vamos à luta, com fé, coragem e esperança, para fazer a diferença e construir uma cidade que seja de todos e para todos. Hoje somos à RENOVAÇÃO COM EXPERIÊNCIA.

Um forte abraço, Célio Antônio