Previous
Next

Lagunense que fundou imprensa catarinense pode se tornar herói nacional

De Santa Catarina, três mulheres figuram na lista: a lagunense Anita Garibaldi (heroína dos dois mundos), a professora Antonieta de Barros (jornalista, professora e primeira deputada negra do Brasil) e a médica Zilda Arns (fundadora da Pastoral da Criança). Atualmente, em fevereiro de 2024, existem 71 nomes inscritos no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Uma proposta apresentada pelo senador Esperidião Amin (PP) pretende inscrever o nome de Jerônimo Francisco Coelho no Livro dos Heróis da Pátria. O texto precisa passar pelo Senado e pelo Congresso antes de virar lei.

Lagunense, Jerônimo Coelho foi militar e teve destaque na política brasileira nos tempos do império, sendo, por muitos historiadores, considerado como o catarinense mais importante do século 19. Foi deputado, ministro e conselheiro imperial, além de ter presidido (cargo que hoje equivale ao de governador) as províncias do Pará e Rio Grande do Sul.

“Diante da expressiva e exemplar biografia, dos relevantes serviços prestados ao Brasil, como homem público, político, engenheiro militar e jornalista, Jerônimo Francisco Coelho merece ter o seu nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, iniciativa para a qual espero contar com o apoio dos nobres pares”, justifica Amin, na proposta.

Se for aprovado, o nome de Jerônimo Coelho se juntará a outros influentes personagens da história brasileira, como Tancredo Neves (presidente eleito em 1985, que morreu antes de tomar posse), de Leonel Brizola (ex-governador gaúcho e do Rio de Janeiro), do alferes Tiradentes (mártir da Inconfidência), da Santa Dulce dos Pobres, da médica Nise Magalhães.

De Santa Catarina, três mulheres figuram na lista: a lagunense Anita Garibaldi (heroína dos dois mundos), a professora Antonieta de Barros (jornalista, professora e primeira deputada negra do Brasil) e a médica Zilda Arns (fundadora da Pastoral da Criança). Atualmente, em fevereiro de 2024, existem 71 nomes inscritos.

Notícias relacionadas