O esgoto a céu aberto lançado na praia do Cardoso, na região da ilha, preocupa surfistas e banhistas. O alerta mais recente veio em um vídeo divulgado na internet pela Associação de Surf e Tow-in do Farol de Santa Marta (ASTFSM) e o surfista de ondas grandes Vitor Serafim
Na gravação, Serafim diz que antes isso não ocorria. “Hoje estamos nos deparando com essa realidade. Pedimos a ajuda do órgãos ambientais e prefeitura de Laguna para monitorar essa água e ver de onde está vindo”, disse.
O Cardoso é uma das praias mais frequentadas da região e procurada por surfistas de grandes ondas, tendo já sediado competições do gênero.
“Órgãos competentes, venham nos ajudar”, cobrou. “Não podemos deixar a realidade do Cardoso virar a realidade da Prainha”, completou em referência à praia do Farol, que já foi apontada como imprópria para banho em vários levantamentos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) catarinense.