Centro espírita mais antigo faz 115 anos

Cefac foi criado após os espíritas de Laguna entenderem ser o momento de unir a ciência, a filosofia e a religião ao trabalho assistencial e decidirem pela formação do centro.
Divulgação

Mais antigo dos centro espíritas da cidade, o Fé, Amor e Caridade (Cefac) comemora, nesta quarta-feira, 28, a marca de 115 anos de fundação.

Em substituição ao Amor e Fé, que existiu por volta de 1904, o Cefac foi criado após os espíritas de Laguna entenderem ser o momento de unir a ciência, a filosofia e a religião ao trabalho assistencial e decidirem pela formação do centro.

Ao longo da trajetória centenária, contou com presidentes como Pompílio Pereira Bento, Olympio Reis, Antônio Vianna, José Paulo Arantes (presidente durante 40 anos), Jorge da Rosa, Ismael Ulysséa, e outros colaboradores que contribuíram para a solidificação da entidade.

O centro também criou uma biblioteca espírita e chegou a dispor de uma escola de alfabetização, para lições básicas de Português, Geografia e outros conteúdos. O Cefac mantém sua sede no Centro Histórico, nas proximidades da Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos.

Notícias relacionadas