Calor continua e risco de temporais isolados entre a tarde e noite

As máximas variam entre 24°C e 27°C nos planaltos e ficam na casa dos 27/29°C no restante do estado, se aproximando dos 32°C em trechos do Grande Oeste próximos à divisa com o Rio Grande do Sul.
Foto: André Luiz/Agora Laguna

Nesta terça-feira, 20, o ciclone deve continuar sua trajetória para sul com seu centro posicionado na latitude do RS, ainda em alto mar. Em SC, o dia começa com maior nebulosidade e condição para chuvas fracas ocasionais que dão lugar a aberturas de sol ao longo do dia. Nas áreas próximas ao Paraná, incluindo o Oeste, novamente há condições para temporais isolados entre a tarde e a noite. As máximas variam entre 24°C e 27°C nos planaltos e ficam na casa dos 27/29°C no restante do estado, se aproximando dos 32°C em trechos do Grande Oeste próximos à divisa com o Rio Grande do Sul.

Na quarta-feira, 21, a tendência é que o ciclone comece a perder intensidade, se mantendo em alto mar na latitude do RS. Apesar disso, o fluxo de umidade do mar em direção ao continente segue favorecendo a ocorrência de chuvas fracas no litoral e Vale do Itajaí no início e final do dia. Nas demais regiões e períodos do dia, o tempo permanece firme com predomínio de sol.

Na quinta-feira, 22, a projeção da maioria dos modelos indica o início da dissipação do sistema, mas o fluxo de umidade do mar e instabilidades atmosféricas voltam a favorecer a ocorrência de temporais isolados pelo estado a partir da tarde, especialmente do Meio-Oeste ao litoral. Na sexta-feira, 23, a condição para temporais bastante isolados a partir da tarde segue em todas as regiões. As incertezas associadas à previsibilidade deste sistema segue afetando a previsão do tempo para Santa Catarina. Desta forma, reitera-se a importância do acompanhamento diário das atualizações das previsões, notas, avisos e alertas emitidos pelos órgãos oficiais de Meteorologia e Oceanografia.

Confira os detalhes

Terça-feira (20/02):
Tempo:
variação de nuvens com aberturas de sol em SC e chuva isolada pela manhã, e em forma de pancadas com raios a partir da tarde. Risco de temporal isolado especialmente no oeste.
Temperatura: em elevação.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado, com rajadas.
Sistema: cavado influenciando SC. Ciclone (Tempestade Tropical Akará) entre o litoral do SC e RS, afastado da costa.

Quarta a Sexta-feira (21 a 23/02):
Tempo:
sol entre nuvens em SC. A partir da tarde pancadas isoladas de chuva com raios em todas as regiões.
Temperatura: elevada.
Vento: sul a nordeste, fraco a moderado, com rajadas.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.