Previous slide
Next slide

Próximos dias de tempo instável e chuvoso em Laguna

As chuvas persistem entre a quarta, 17, e quinta-feira, 18, no sul de SC podendo resultar em elevados acumulados de precipitação. Os modelos indicam que os volumes de chuva podem superar os 100 mm nas regiões entre o Planalto Sul e Litoral Sul.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna
Previous slide
Next slide

A combinação de calor e umidade favorece temporais acompanhados de raios e rajadas de vento em toda Santa Catarina. Os temporais trazem riscos para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais para os próximos dias, segundo alerta da Defesa Civil.

As chuvas persistem entre a quarta, 17, e quinta-feira, 18, no sul de SC podendo resultar em elevados acumulados de precipitação. Os modelos indicam que os volumes de chuva podem superar os 100 mm nas regiões entre o Planalto Sul e Litoral Sul.

Ao longo de toda quinta, o tempo permanece instável no estado, devido a influência da frente fria combinada a uma área de baixa pressão. Na sexta-feira, 19, com o deslocamento para norte da frente fria, a instabilidade diminui sobre grande parte do estado. No entanto, a atmosfera instável pela influência de uma área de baixa pressão e o fluxo de ar quente e úmido, segue mantendo a condição para temporais isolados nas áreas de divisa com o Paraná, incluindo o Grande Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte.

No sábado, 20, instabilidades atmosféricas seguem mantendo o tempo instável em SC, com a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados. No domingo, 21, a instabilidade diminui sobre o estado, mas a circulação marítima segue favorecendo a ocorrência de chuvas fracas entre o Meio-Oeste e o litoral. As temperaturas seguem altas à tarde no Extremo Oeste com marcas entre 30°C e 33°C e ficam mais amenas no restante do estado.

Confira os detalhes

Quarta-feira (17/01): 
Tempo: instável com chuva do Extremo Oeste ao Litoral Sul, estendendo-se para todas as regiões de SC especialmente a partir da tarde. Condição bem favorável para temporais localizados estado e totais mais elevados de chuva no Planalto Sul e Litoral Sul.
Temperatura: diminui no sul de SC e permanece elevada nas demais regiões.
Vento: noroeste a sudeste, fraco a moderado, com rajadas.
Sistema: massa de ar quente em SC e influência de áreas de baixa pressão.

Quinta-feira (18/01): 
Tempo: instável com chuva em todas as regiões de SC, a qualquer momento do dia, devido a áreas de baixa pressão, com risco de temporais localizados. Chuva melhor distribuída e mais volumosa no sul de SC.
Temperatura: mais amena devido às chuvas.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado, com rajadas.

Sexta-feira (19/01): 
Tempo: variação de nuvens em SC, com chuva e trovoadas isoladas especialmente a partir da tarde devido a áreas de baixa pressão.
Temperatura: mais elevada no norte de SC e mais baixa nas áreas do oeste ao sul.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas.

Sábado (20/01): 
Tempo: instável com chuva e temporais isolados em SC, devido a áreas de baixa pressão. No fim do dia o tempo melhora em todo o estado.
Temperatura: amena.
Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.

Previous slide
Next slide