Previous slide
Next slide

Conselheiras tutelares são empossadas e assumem compromisso de zelar pelos direitos das crianças e adolescentes

Evento, que simboliza a nomeação formal das conselheiras eleitas, foi realizado na sede da prefeitura e foi acompanhado por autoridades políticas e familiares das empossadas.
Foto: Luis Claudio Abreu/Agora Laguna
Previous slide
Next slide

Uma cerimônia na tarde desta quarta-feira, 10, marcou o início do novo mandato do Conselho Tutelar em Laguna. O evento, que simboliza a nomeação formal das conselheiras eleitas, foi realizado na sede da prefeitura e foi acompanhado por autoridades políticas e familiares das empossadas.

“Foi maravilhosa a eleição que a gente teve com toda a comunidade participando e indo votar nesse momento importante”, avalia Cátia Mendes, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), sobre a eleição. Como o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) os define como lideranças comunitárias, a cada quatro anos, deve ocorrer uma eleição democrática com a participação da sociedade para definir ocupantes para o cargo.

Os eleitos devem ser ligados à comunidade que moram e atentos às violações para transformar a realidade das comunidades. Assim como devem dar orientação, apoio e acompanhamento, acompanhar matrícula e frequência obrigatórias em estabelecimento de ensino, se necessário e incluir crianças e adolescentes em serviços e programas oficiais ou comunitários de proteção, apoio e promoção da família, da criança e do adolescente.

Também cabe a eles realizar pedido de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial e a inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos, dentre outras competências. Ainda fiscalizar e promover ações ligadas a prevenir e conscientizar.

Conheça o perfil das cinco conselheiras titulares

  • Cláudia Netto Lopes da Silva é lagunense, formada em pedagogia, sendo conselheira tutelar há quatro anos. Possui experiências nas áreas da educação, assistência social e cultura. É voluntária em projetos sociais e nos últimos anos ocupa o cargo de presidente da Os Democratas.
  • Dayane Adriano Prates, lagunense, 33 anos, é enfermeira e foi empossada conselheira tutelar em 2020. Antes, teve experiências profissionais na iniciativa privada e no setor público, nas secretarias de Assistência Social e na de Pesca e Agricultura, além da Câmara de Vereadores.
  • Laís Juvêncio de Oliveira tem 32 anos, se apresenta como “de raiz lagunense”, é psicóloga graduada pela UniSul e há cinco anos atua na política de assistência social.
  • Michely Martins Ribeiro tem 31 anos, é lagunense, graduada em segurança do trabalho e pós em segurança pública. Além de experiências profissionais relacionadas. É voluntária em projetos sociais e está na função de conselheira tutelar desde 2016.
  • Rafaela de Oliveira Vargas tem 32 anos, é lagunense e atualmente é conselheira tutelar titular, tendo sido empossada no ano de 2020.

Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide