Chuva persiste em todo litoral até domingo

Neste período, são esperados volumes elevados no leste catarinense, entre 50 e 70 mm, podendo superar os 100 mm nas áreas costeiras.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna/Arquivo

Neste sábado, 27, a chuva segue persistente em todo litoral, ainda pela influência da circulação marítima combinada a atuação de um vórtice ciclônico, sistema de baixa pressão em médios níveis da atmosfera, por volta de 5km de altitude.

Estas condições devem persistir até a manhã de domingo, 27. Neste período, são esperados volumes elevados no leste catarinense, entre 50 e 70 mm, podendo superar os 100 mm nas áreas costeiras. A circulação marítima ganha força entre os finais de noite e manhãs de sábado para domingo. Por isso, a chuva ocorre de maneira persistente e intensa em alguns momentos entre a Grande Florianópolis, Litoral Norte e parte do Médio e Baixo Vale do Itajaí e também do Litoral Sul.

Ao longo do domingo e da segunda-feira, 30, a atuação de um sistema de baixa pressão no oceano, faz com que a circulação marítima perca força. As temperaturas voltam a se aproximar dos 30°C no estado e há chance para temporais isolados em todas as regiões.

Confira os detalhes

Sábado (27/01): 
Tempo:  no Litoral, Vale do Itajaí e Planaltos muitas nuvens com aberturas de sol e chuva ocasional devido a circulação marítima, com totais mais elevados no Litoral e Vale do Itajaí, especialmente na Grande Florianópolis e Litoral Norte. Nas demais regiões de SC, sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva com trovoadas a partir da tarde.
Temperatura: amena, com maior elevação no oeste.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado, com rajadas.

Domingo (28/01): 
Tempo:  no Litoral e Vale do Itajaí, chuva na madrugada com totais mais elevados entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, e novamente pancadas de chuva a partir da tarde. Nas demais regiões de SC, sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva com trovoadas a partir da tarde.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste, fraco a moderado.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.

Notícias relacionadas