Chuva deve seguir ao longo deste domingo

No litoral, essa umidade favorece a ocorrência de chuvas ao longo do dia, especialmente no Litoral Sul, onde o dia será mais nublado e a chuva deve ser mais recorrente e com maiores volumes, eventualmente acompanhada de trovoadas.
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Neste domingo, 21, a circulação marítima (transporte de umidade do oceano para o continente) reforça a nebulosidade na metade leste do estado. No litoral, essa umidade favorece a ocorrência de chuvas ao longo do dia, especialmente no Litoral Sul, onde o dia será mais nublado e a chuva deve ser mais recorrente e com maiores volumes, eventualmente acompanhada de trovoadas. Entre os planaltos e o Alto Vale do Itajaí há condições para pancadas de chuva e temporais isolados à tarde.

Na segunda-feira, 22, a circulação marítima continua favorecendo a ocorrência de chuvas intercaladas com períodos de melhoria ao longo do litoral catarinense. Estas chuvas variam com fraca a moderada intensidade, podendo gerar acumulados pontualmente elevados devido à sua persistência, especialmente no Litoral Sul e Litoral Norte.

Na terça-feira, 23, as condições devem ser semelhantes ao dia anterior. No litoral, o transporte de umidade do oceano em direção ao continente, ao interagir com o relevo de áreas serranas, segue favorecendo pancadas de chuva recorrentes, intercaladas com períodos de melhoria ao longo do litoral e Baixo e Médio Vale do Itajaí. Entre o Grande Oeste, os Planaltos e o Alto Vale, a influência da área de baixa pressão segue favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva e temporais bastante isolados à tarde.

Entre quarta, 24, e quinta-feira, 25, a circulação marítima segue favorecendo chuvas fracas, especialmente nos extremos do dia no litoral e parte do Vale do Itajaí. No interior do estado, predomínio de tempo firme com pancadas de chuva passageiras entre a tarde e à noite, com menor condição nas áreas de divisa com o RS.

Confira os detalhes

Domingo (21/01): 
Tempo: com muitas nuvens em SC, do Planalto ao Litoral aberturas de sol entre muitas nuvens e chuva ocasional devido à circulação marítima (transporte de umidade do mar para o continente). Totais mais elevados de chuva no Litoral e Vale do Itajaí. Nas demais regiões sol entre nuvens e chuva isolada na tarde e noite devido ao aquecimento.
Temperatura: maior elevação no oeste e amena no leste do estado devido à nebulosidade e à chuva.
Vento: sudeste, com variações de leste nos Planaltos e no Litoral, fraco a moderado.
Sistema: alta pressão com centro no litoral de SC e formação de áreas de instabilidade associadas ao calor da tarde no oeste catarinense.

Segunda a Quarta-feira (22 a 24/01): 
Tempo: permanece com muitas nuvens alternando com aberturas de sol e chuva ocasional do Planalto ao Litoral devido à circulação marítima (transporte de umidade do mar para o continente). Nas demais regiões de SC sol, calor e pancadas isoladas de chuva na tarde e noite, devido ao aquecimento.
Temperatura: maior elevação no oeste e amena no leste do estado.
Vento: sudeste a leste, fraco a moderado.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.

Notícias relacionadas