Pagamentos atrasados há três meses paralisam atendimentos públicos de laboratórios

Comunicado dos laboratórios reforça que a suspensão é temporária. Isto é, quando houver o pagamento, voltam os atendimentos.
Foto: André Luiz/Agora Laguna

Os seis laboratórios que prestam serviços à prefeitura de Laguna vão deixar de atender o sistema público em 2 de janeiro. Eles cobram pouco mais R$ 400 mil, valor acumulado referentes aos atendimentos dos últimos 90 dias.

O comunicado foi assinado pelos laboratórios Bioclínico Laguna, Spillere, Biovita, Clinisul, Santa Catarina e Acácia e é direcionado ao prefeito Samir Ahmad (sem partido). O texto reforça que a suspensão é temporária. Isto é, quando houver o pagamento, voltam os atendimentos.

“Esta decisão não foi tomada de forma precipitada, mas sim como resultado de circunstâncias adversas e preocupantes que exigem nossa atenção imediata”, diz uma parte do comunicado.

Segundo os laboratórios, há falta de resposta e diálogo por parte da prefeitura, cujas tentativas de reunião com os órgãos competentes não foram atendidas.

“Ressaltamos que nossa principal preocupação é com os usuários do sistema de saúde público de Laguna. Portanto, sugerimos que os agendamentos não sejam cancelados, permitindo que os pacientes sejam atendidos quando a situação for resolvida”, sustenta o documento. Agora Laguna tenta contato com o governo municipal para obter um posicionamento.

Veja a nota na íntegra

Ao Sr. Samir Ahmad
Prefeito do Município de Laguna
Prefeitura Municipal de Laguna

Assunto: Suspensão dos atendimentos dos Laboratórios credenciados no Edital de Credenciamento 02/2022 FMS

Os laboratórios de análises clínicas LABORATÓRIO BIOCLÍNICO LAGUNA, inscrito sob CNPJ 75.487.256/0001-74, situado a Rua Jerônimo Coelho no. 66, LABORATÓRIO ACÁCIA, inscrito sob CNPJ 81.336.802/0001-79, situado a Rua Voluntário Carpes no. 92, LABORATÓRIO SPILLERE, inscrito sob CNPJ 00.396.696/0001-17, situado a Rua Osvaldo Aranha no. 355, LABORATÓRIO CLINISUL, inscrito sob CNPJ 15.833.725/0001-40, situado a Rua Voluntário Carpes no. 86, LABORATÓRIO BIOCLINICO SANTA CATARINA, inscrito sob CNPJ 83.250.019/0001-13, situado a Rua Voluntário Carpes no. 123, JS Laboratório de Análises Clínicas Ltda , inscrito sob CNPJ 02.432.724/0011-01, situado a Av Senador Gallotti no. 602, sala 3, todos situados na cidade de Laguna, vêm por meio deste comunicar oficialmente a suspensão temporária dos serviços de análises clínicas prestados à Prefeitura Municipal de Laguna, com início previsto para o dia 2 de janeiro de 2024.

Esta decisão não foi tomada de forma precipitada, mas sim como resultado de circunstâncias adversas e preocupantes que exigem nossa atenção imediata:

Atraso nos Pagamentos: Apesar de inúmeras tentativas de comunicação e solicitações para resolver os atrasos nos pagamentos, a situação permanece irresoluta, comprometendo nossa capacidade operacional e financeira.

Falta de Resposta e Diálogo: Nossos esforços contínuos para agendar reuniões e discutir soluções com Vossa Excelência e o Secretário de Saúde não foram atendidos, o que agrava ainda mais a situação.

Compromisso com a Comunidade: Ressaltamos que nossa principal preocupação é com os usuários do sistema de saúde público de Laguna. Portanto, sugerimos que os agendamentos não sejam cancelados, permitindo que os pacientes sejam atendidos quando a situação for resolvida.

Necessidade de Diálogo e Resolução: Estamos abertos a retomar as negociações e discutir uma solução viável que atenda aos interesses de ambas as partes. No entanto, a suspensão dos serviços é uma medida necessária para proteger os interesses de nosso laboratório e garantir a qualidade dos serviços prestados.

Compromisso com a Excelência: Reafirmamos nosso compromisso com a excelência e integridade em todos os serviços que prestamos e estamos dedicados a encontrar uma solução satisfatória para esta situação o mais breve possível.

Agradecemos sua atenção a este assunto sério e urgente e esperamos que possamos trabalhar juntos para resolver os problemas pendentes. Estamos à disposição para discutir este assunto em detalhes e explorar alternativas viáveis para garantir a continuidade e qualidade dos serviços de saúde em Laguna.