Previous
Next

Músico lagunense Luciano Candemil lança EP ‘Um sonho para toda vida’

Terceiro EP do artista conta com participações especiais de outros cantores e privilegia a produção a partir da percussão, característica que o músico tem explorado com frequência em seu trabalho.
Foto: Mariana Castro

O suingue dos ritmos que caracterizam a música afro-baiana fica evidente logo nos primeiros acordes do novo EP de Luciano Candemil, Um sonho para toda vida. Resultado de alguns anos de aproximação do músico com essa linhagem da música com raízes na cultura afro-diaspórica, com idas frequentes à Bahia para pesquisas e imersões. Composto por cinco canções com letras assinadas pelo percussionista, o EP traz participações especiais e acaba de ser lançado em todos os aplicativos de música.

Em seu terceiro EP, Candemil propõe reflexões atravessadas pela sua trajetória musical, sua visão enquanto cidadão, seu histórico de pesquisa sobre os ritmos de matriz africana e suas vivências, carregadas de ancestralidade. Com arranjos que têm a percussão como ponto de partida, as canções proporcionam um entrelaçamento entre a potência dos tambores e a sensibilidade de um compositor atento à realidade em que está imerso. Por outro lado, a presença das guitarras características do rock estabelece uma conexão com o cenário musical catarinense, onde o artista vive e atua.

Luciano Candemil comenta a importância da música baiana para a sua produção autoral e a mescla com outras referências. “Já faz algum tempo que tenho produzido meus trabalhos nesta linha. Essa influência vem muito da minha experiência como percussionista, da minha bagagem de pesquisa e do meu gosto por essa musicalidade. A gente bebe na fonte dos blocos afro, como Timbalada, Ilê Aiyê, Olodum, mas esse EP se aproxima muito da linguagem da MPB, com uma pegada mais melódica”, pondera.

Com produção de Alexandre Siqueira (Hot Rats), o EP reúne músicas apresentadas por Candemil em diferentes edições do Festival de Canção de Balneário Camboriú. Além disso, todas as faixas têm participações especiais de cantores com passagem marcante pelo festival. Andreza Flores em Tremelique; Elisa Cordeiro em Bailarina Descalça; Mari Monteiro em Aonde Você Está?; Rizzih em Revoar; os quatro ainda unem suas vozes em coro em Um Sonho Para Toda Vida, que dá nome ao trabalho.

A realização do EP Sonho para toda vida é um projeto viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, edital 010/2022, da Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC).

Ficha técnica:

– Direção artística: Luciano Candemil;

– Produção musical: Alexandre Siquera;

– Arranjos: Luciano Candemil e Alexandre Siquera;

– Percussão: Luciano Candemil, Marcos Renato e Cleyton Medeiros;

– Bateria: Alexandre Macuco;

– Contrabaixo: Celeste José de Matos;

– Guitarra, teclado e backing vocals: Alexandre Siquera;

– Acordeon: Rafael Petry;

– Voz: Luciano Candemil;

– Vocais em Um Sonho Para Toda Vida: Andreza Flores, Elisa Cordeiro, Mari Monteiro e Rizzih.

Cantores convidados:

– Andreza Flores em Tremelique;

– Elisa Cordeiro em Bailarina Descalça;

– Mari Monteiro em Aonde Você Está?;

– Rizzih em Revoar.

Gravado, mixado e masterizado por Alexandre Siquera no Giant Steps Estúdio, Balneário Camboriú (SC) em setembro de 2023.

Link para as plataformas digitais: https://tratore.ffm.to/lucianoum

Notícias relacionadas

Previous
Next