Previous
Next

Moradores cercam praia para barrar circulação de veículos

Segundo eles, os automóveis trafegam em meio aos banhistas e geram perigo, sobretudo às crianças.

Moradores do Balneário Praia do Sol, reunidos na manhã desta terça-feira, 26, decidiram cercar a faixa de areia na região em que há casas de veraneio com estacas para tentar barrar a circulação de veículos.

Segundo eles, os automóveis trafegam em meio aos banhistas e geram perigo, sobretudo às crianças. “A comunidade solicita que os veículos de visitantes respeitem as barreiras de palanque de eucalipto”, diz o morador Luís Mosmann. A ação teve coordenação da associação comunitária local.

Todavia, segundo a lei municipal nº 1.961, de 2017, que regulamenta esse tema, apenas as praias do Gi (incluindo o canto) e do Sol têm permissão para circulação na faixa de areia. No restante dos balneários, o trânsito de veículos na orla segue proibido.

Apenas veículos policiais, de órgãos públicos, de conservação e proteção do meio ambiente, para atividades cotidianas de limpeza e conservação das praias, de moradores de áreas cujo acesso dependa, única e exclusivamente, da utilização da via, para carga e descarga de lancha, jet-ski, equipamentos para a prática de esportes aquáticos e similares autorizados por legislação específica, veículos com o objetivo de coletar produtos pesqueiros e embarcações pesqueiras nas comunidades que tradicionalmente tem na pesca como fonte de renda e de serviço funerário e ambulâncias tem permissão para trafegar pela orla.

Além disso, os veículos públicos ou particulares têm autorização para tráfego nas praias durante a organização de eventos que promovam o turismo da respectiva região, sendo que cabe ao órgão executivo de trânsito o direito de coibir o trânsito de quaisquer outros veículos que não pretendam o fim mencionado.

Notícias relacionadas