Previous
Next

Capitania não recebeu denúncia formal de jets na Barra, diz nota

Posição oficial da Capitania foi enviada em resposta a matéria publicada nesta manhã.
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Nenhuma denúncia formal a respeito dos jet skis no Canal da Barra foi recebida pela Marinha do Brasil, nesta segunda-feira, 25, informou a Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna.

A nota foi enviada em resposta aos vídeos registrados pelo leitor Sérgio Honorato e enviados à Redação do Portal nesta manhã. Nas gravações as motos aquáticas passam em alta velocidade. A cena revoltou moradores.

Na nota, a corporação lembra que cobre uma área marítima enorme, que vai de Passo de Torres a Paulo Lopes e ressalta que, entre suas atribuições, está a segurança na navegação e salvaguarda da vida no mar por ações de fiscalização.

“Esta Delegacia não recebeu até o momento nenhuma denúncia. Diariamente uma equipe de Inspeção Naval permanece de prontidão para averiguar qualquer transgressão das normas para a segurança da navegação em sua área de jurisdição”, completa o texto.

Santuário ecológico dos botos da cidade, o local pode ser utilizado pelas motos aquáticas. Porém, a atividade segue o regulamentado nas normas federais: lei 9.537/97 e decreto 4.596/98, bem como só pode acontecer em velocidade de navegação de no máximo cinco nós (aproximadamente 9,26 km/h).

Leia íntegra

Participamos que a Marinha do Brasil, por intermédio da Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna, tem como atribuições a segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica provenientes de embarcações e plataformas, para isso são realizadas ações de fiscalização do tráfego aquaviário, por meio de equipes de militares com uso de viaturas e embarcações em uma região que abrange uma área entre os municípios de Passo de Torres e Paulo Lopes, SC.

Quanto a matéria “Jet skis são registrados em alta velocidade no Canal da Barra”, divulgada no Portal Agora Laguna, esta Delegacia não recebeu até o momento nenhuma denúncia. Diariamente uma equipe de Inspeção Naval permanece de prontidão para averiguar qualquer transgressão das normas para a segurança da navegação em sua área de jurisdição