Previous
Next

Tsunami raro registrado no Cardoso repercute nacionalmente

"Geralmente ele ocorre atrelado a algum sistema meteorológico como linhas de instabilidade, que foi o que aconteceu hoje. Não havia previsão de mar agitado, nem de alagamentos costeiros na costa de SC, porém a passagem desta Linha de Instabilidade pelo Litoral Sul provocou o fenômeno", informaram as meteorologistas Ana Luiza Dor e Nicolle Reis, em nota divulgada pela Defesa Civil, no dia do evento climático.
CNN Brasil
Previous
Next

O fenômeno do tsunami meteorológico registrado na praia do Cardoso repercutiu nacionalmente. Desde a tarde sábado, 11, quando o fato aconteceu e assustou banhista e moradores, canais de televisão, jornais e portais de notícias pelo país têm dado destaque.

“Geralmente ele ocorre atrelado a algum sistema meteorológico como linhas de instabilidade, que foi o que aconteceu hoje. Não havia previsão de mar agitado, nem de alagamentos costeiros na costa de SC, porém a passagem desta Linha de Instabilidade pelo Litoral Sul provocou o fenômeno”, informaram as meteorologistas Ana Luiza Dor e Nicolle Reis, em nota divulgada pela Defesa Civil, no dia do evento climático.

Ainda conforme o órgão, as linhas de instabilidade são formadas por células de tempestades aproximadamente contínuas dispostas de forma alinhada. Quando passam paralelas à costa, podem gerar mudanças bruscas de pressão atmosférica e rajadas de vento intensas que colaboram para o avanço da água do mar em direção à praia. Elas provocam “pulsos” de pressão atmosférica que se propagam perturbando as águas da plataforma continental, que por sua vez tem velocidade de propagação muito próxima à velocidade de avanço da linha de instabilidade, possibilitando uma ressonância quase perfeita entre a atmosfera e o oceano.

Veja a repercussão

Com imagens reproduzidas do Portal Agora Laguna, a Folha de S. Paulo, maior jornal do Brasil em circulação, destacou a raridade do fato. A CNN Brasil e o Jornal Nacional, da TV Globo, transmitiram vídeos gravados por banhistas e outros sites aproveitaram para explicar o fenômeno.

Previous
Next

Notícias relacionadas