O sábado, 25, inicia com formação de nevoeiros pontuais entre os planaltos e Grande Florianópolis serrana, que dissipam ao longo da manhã. No entanto, ao longo do dia, a circulação de umidade marítima favorece aumento da quantidade de nuvens em áreas do leste do estado, entre o Planalto e Litoral Norte, Vale do Itajaí, Florianópolis, Litoral Sul e na serra, onde não se afasta a ocorrência de chuviscos rápidos.
O domingo, 26, começa com tempo firme, apesar da maior nebulosidade em algumas regiões. Ao longo do dia, no entanto, a circulação de umidade marítima e a influência de uma área de baixa pressão, favorecem aumento da nebulosidade. Entre o final da manhã e tarde, não se afasta a formação de temporais bastante isolados em áreas do Grande Oeste, com risco baixo para ocorrências meteorológicas associadas. No litoral, há condições para ocorrência de chuvas fracas passageiras, inclusive a noite.
A segunda-feira, 27, já começa com tempo instável em todo estado, em virtude da atuação de uma área de baixa pressão e dos fluxos de umidade provenientes do norte do país e do oceano. Há condições para temporais isolados no Grande Oeste já a partir da madrugada, que se estende ao longo do restante do dia, abrangendo também áreas dos planaltos. Nas demais áreas, a chuva também ocorre entre fraca a moderada intensidade a qualquer hora do dia, intensificando nas áreas próximas ao litoral entre a tarde e à noite.
Entre terça, 28, e a madrugada de quarta-feira, 29, o aprofundamento de um sistema de baixa pressão atmosférica e a intensificação dos fluxos de umidade do norte do país e principalmente do oceano, favorecem o aumento das precipitações, especialmente em áreas do litoral, além da condição para temporais, com risco moderado a alto para ocorrências meteorológicas associadas. Entre a manhã e tarde de quarta, a instabilidade reduz sobre o estado, mas ainda haverá condições para ocorrência de chuvas fracas.
Confira os detalhes
Sábado (25/11):
Tempo: sol e algumas nuvens em SC. No Litoral Norte há condição de chuva fraca e isolada, especialmente na madrugada, manhã e noite devido a circulação marítima.
Temperatura: mais baixa na madrugada e amanhecer, com chance de geada fraca e isolada nas áreas altas do Planalto Sul. Durante o dia, temperatura em elevação.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.
Sistema: alta pressão (massa de ar seco) no litoral Sul do Brasil.
Domingo (26/11):
Tempo: muitas nuvens com aberturas de sol em SC. Na Grande Florianópolis e norte do estado, a circulação marítima provoca chuva fraca a qualquer hora do dia. No oeste, pancadas de chuva bem isolada à tarde.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.
Segunda-feira (27/11):
Tempo: instável com muitas nuvens e chuva em SC, no decorrer do dia, devido a um cavado (área de baixa pressão).
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas.
Terça-feira (28/11):
Tempo: instável com chuva e raios em SC, devido a formação de um sistema de baixa pressão próximo do litoral de SC. Totais mais elevados de chuva devem ocorrer entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis.
Temperatura: amena devido a cobertura de nuvens.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no Litoral Sul.