Previous slide
Next slide

Pressionados, vereadores aceitam denúncia e vão investigar prefeito e vice

Pedido de CP foi aprovado pelo placar apertado 7 a 6
Foto: Luis Claudio Abreu/Agora Laguna
Previous slide
Next slide

Com plenário lotado e sob protestos da população presentes, a Câmara de Vereadores de Laguna aprovou a abertura de uma Comissão Processante (CP) contra o prefeito Samir Ahmad (sem partido) e o vice Rogério Medeiros (PSD). As discussões aconteceram nesta segunda-feira, 6.

O pedido de CP foi aprovado pelo placar apertado 7 a 6 e foi fundamentado em parte pelas denúncias do vereador Kleber Roberto Lopes, o Kek (União), a respeito da aquisição de kits de saúde bucal, e por outros fatos. Os denunciantes são três eleitores, que apresentaram um pedido de 22 páginas com fotos, anexos e outros conteúdos (leia aqui).

Os votos favoráveis foram de Kleber Lopes (União), Rhoomening Rodrigues (PSDB), Rodrigo Bento (PL), Patrick Mattos (MDB), Deise Cardoso (MDB) e Gustavo Cypriano (União). Os votos contrários foram de Nádia Tasso (União), Luiz Otávio Pereira (União), Eduardo Carneiro (União), Edi Goulart (PSD), Jaleel Farias (PSDB) e Anderson Silveira (PSDB). Com o empate, o presidente Hirã Ramos (MDB) desempatou favorável à aceitação da denúncia.

Como a aprovação foi por maioria simples, o prefeito e o vice não serão afastados e seguirão nos cargos. A comissão será formada pelos vereadores Patrick Mattos (MDB), como presidente; Gustavo Cypriano (União), como relator; e Rhoomening Rodrigues (PSDB), como membro. Os prazos devem ser divulgados nos próximos dias.

CPI contra Saúde

A Câmara de Laguna também acatou a aprovação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para averiguar os mesmos fatos, mas apenas dentro da atuação da Secretaria Municipal de Saúde. O requerimento de criação foi assinado por sete vereadores e automaticamente, por ter maioria qualificada, o órgão de investigação foi instituído.

Hirã Ramos nomeou os vereadores Patrick Mattos, Rodrigo Bento e Edi Goulart, mas houve questões de ordem pelos demais parlamentares, no sentido de acatar os dispositivos do regimento interno. Até 20h, os vereadores ainda discutiam a formação da comissão, o que deve ser formalizado ao longo da semana.

Previous slide
Next slide