Morreu, na madrugada desde domingo, 5, a atriz, apresentadora e cantora Lolita Rodrigues. Ela tinha 94 anos e foi uma das pioneiras da televisão brasileira, tendo participado da primeira transmissão oficial da TV Tupi, de São Paulo, em 18 de setembro de 1950.
Lolita, nascida Sylvia Rodrigues Leite, em março de 1929 na cidade de Santos, foi atriz de radionovela e também cantora na chamada Era de Ouro do rádio no Brasil. Foi escalada às pressas para cantar o hino feito em homenagem à televisão em substituição à Hebe Camargo, que decidira faltar ao evento por um outro compromisso.
Na televisão, atuou em novelas e teleteatro da TV Tupi e da TV Globo, sendo a personagem Noêmia, de Viver a vida, de 2009, seu último papel na televisão. Na carreira de apresentadora, foi destaque do Almoço com as estrelas e no Clube dos artistas, apresentado em conjunto com o então marido Ayrton Rodrigues. O programa foi um dos mais conceituados da Tupi e era captado em Laguna através do sinal da TV Cultura, de Florianópolis (atualmente, Record News SC).
Em 1976, como convidada, foi uma das juradas do concurso de sambas-enredos, disputado no Ginásio de Esportes Bertholdo Werner. “Me lembro que também teve um jantar para ela no Tourist, em que foi servido tudo o que havia de melhor no cardápio. Era uma mulher de presença e de excelente comunicação”, recorda o odontólogo Márcio José Rodrigues, que confessa: “Lamento que não tenha associado o nome, podia dizer que era parente e criava uma história ali”, brinca.
Lolita Rodrigues estava longe dos holofotes desde sua aposentadoria como atriz e fazia poucas aparições públicas. Desde 2015, morava com a filha Sílvia, na Paraíba, onde faleceu em decorrência de uma pneumonia. A despedida será em cerimônia restrita aos familiares na segunda-feira, 6.