Mães de estudantes matriculados na Escola de Educação Básica Nininha Guedes dos Reis, em Barbacena, reclamam das condições do prédio. A unidade escolar integra o conjunto de unidades da rede municipal de ensino.
“Nossas crianças estão num estado que não merecem. Eles têm o direito de uma sala de aula digna, seca, onde dê para estudar sem ter que levantar materiais e mudando carteiras”, lamenta uma delas, sob anonimato.
Ouvido pelo Portal, o novo secretário de Educação, Carlos Felipe Schmidt, relatou que visitou a escola acompanhando de engenheiro e da Defesa Civil. Segundo o gestor, não há risco de desabamento da estrutura, mas há a necessidade de reparos nas telhas quebradas.
O colégio passou por uma reforma entre 2019 e 2020 ao custo de R$ 252,2 mil, que contemplou, segundo a prefeitura, a construção de dois banheiros acessíveis para os alunos e funcionários, sala de aula, secretaria e sala de professores, além de ter sido refeito o piso da área infantil.
“Vamos fazer nas próximas semanas reparos nas telhas quebradas e esclarecemos também que iremos fazer um projeto de reforma na parte estrutural do prédio, juntamente com um projeto que já está concluído para a construção do refeitório”, antecipou o secretário, que pediu auxílio a toda comunidade para que os estudantes sigam em sala de aula. A escola de Barbacena é uma das mais antigas da cidade e soma quase cem anos de história.
