Fies abre renegociação de dívidas

Segundo o ministério, qualquer pessoa que tem contrato no Fies pode ser beneficiada pelas novas condições de pagamento ofertadas.
Foto: Luis Claudio Abreu/Agora Laguna

Os estudantes ou quem já se formou e ainda possui dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderão, a partir desta terça-feira, 7, renegociar seus débitos por meio das agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Conforme estimativa do Ministério da Educação (MEC), mais de 1,2 milhão de inadimplentes podem ser beneficiados com as condições e o desconto de até 99% no valor consolidado da dívida.  

As somas alcançam a quantia de R$ 54 bilhões. Segundo o ministério, qualquer pessoa que tem contrato no Fies pode ser beneficiada pelas novas condições de pagamento ofertadas.

Pela nova regulamentação, são geradas novas condições favoráveis de amortização para estudantes com contratos do Fies assinados até o fim de 2017 e com débitos vencidos e não pagos. Os estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias em 30 de junho de 2023 terão desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, no caso de inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Para os demais estudantes, os descontos podem chegar a 77%.