O ex-prefeito e ex-vereador de Laguna, Nazil Bento Junior, retornou ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). O ato de ingresso do político, que deixa o PSDB após 16 anos, ocorreu na tarde desta segunda-feira, 20, na sede do diretório estadual em Florianópolis.
De acordo com o ex-prefeito, a relação cordial com o novo partido é antiga. “Desde a minha primeira eleição, em 1982, tivemos relação de apoio recíprocos. Em 1985, recebi manifestação de apoio do presidente do MDB, Pedro Ivo Campos, que vislumbrava ser o futuro governador, o que acabou acontecendo; em 1991 fui reeleito presidente da Câmara Municipal apoiado pelo então prefeito Nelson Abraham Neto e quando prefeito, apoiamos o candidato Paulo Afonso Vieira, do MDB. Assumi a Delegacia Regional em 2010 e a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional em 2012, também com o apoio do MDB. Assim, nessa breve retrospectiva, posso afirmar que me sinto em casa, junto de amigos e de manifesta retribuição”, disse o político ao Portal.
O ato de filiação foi acompanhado dos presidentes estadual Carlos Chiodini e municipal Thiago Duarte, do ex-prefeito Mauro Candemil e do ex-governador catarinense Eduardo Pinho Moreira. Essa será a segunda vez que Bento Junior fará parte das fileiras emedebistas. Entre 2003 e 2007, quando o partido ainda se chamava PMDB, migrou para a legenda e disputou a eleição municipal de 2004. O político também fez parte do PDS, entre 1980 e 1986, depois foi membro do PFL (atual União Brasil) até meados de 2002 e estava no PSDB desde 2007.
Nazil Bento Junior foi vereador em Laguna nas legislaturas de 1983, 1989 e 2001 e foi eleito vice-prefeito em 1992, na chapa de Jorge Zanini (no antigo PDS). Com a renúncia do titular, assumiu a prefeitura em 1994 e ficou no cargo até 1996, tendo sido também presidente da Amurel. Foi delegado regional de Polícia Civil e secretário regional de Laguna no começo da década passada. Também disputou a eleição de 2016 como vice na aliança de Samir Ahmad (então no PP), mas não foi eleito.