Casais têm só até hoje para dar entrada na inscrição no casamento comunitário

Casamento comunitário é exclusivo aos casais que não têm condições de arcar com as custas cartorárias. Uma das exigências é que um dos noivos seja residente em Laguna.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna
Previous
Next

Encerra, nesta quinta-feira, 30, o prazo para que os casais que sonham em realizar o matrimônio se inscrevam e participem do casamento civil comunitário. A cerimônia vai acontecer na manhã do dia 9 de dezembro, no auditório da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no Progresso.

O pedido de inscrição inclui a habilitação para o casamento, que deve ser feito no Cartório de Registro Civil. Esse procedimento é realizado com a apresentação de duas testemunhas no cartório e de uma série de documentos.

A partir daí, continuam os demais trâmites, como edital de proclamas, que fica disponível para a indicação de possíveis impedimentos para a realização do matrimônio. Se isso não acontecer, o casal pode ir para o altar. A cerimônia tem apoio do Polo da Universidade Aberta do Brasil (Polo UAB).

Requisitos

O casamento comunitário é exclusivo aos casais que não têm condições de arcar com as custas cartorárias. Uma das exigências é que um dos noivos seja residente em Laguna. Caso um dos interessados tenha residência fora da jurisprudência do cartório de Laguna, os editais de aviso são encaminhados para a instituição local para manifestação contrária ou favorável. Os documentos necessários são:

  • Certidão de nascimento (atualizada em até 30 dias)
  • Certidão de casamento, se houver (com anotação de viuvez ou divórcio)
  • Comprovante de residência no nome dos noivos (se viverem juntos), ou de cada (caso residam separados; também obrigatório para testemunhas
  • RG e CPF (também obrigatório para testemunhas)
  • Informações a respeito dos pais: se são vivos, estado civil, endereço e datas de nascimento e/ou falecimento

Outras informações

A habilitação é feita no Cartório de Registro Civil no Centro Executivo Milenium, 1º andar, das 9h às 11h e das 14h às 17h. Informações podem ser obtidas também pelo telefone (48) 9 8446-0041 (apenas WhatsApp).

Previous
Next

Notícias relacionadas

Previous
Next