A prefeitura de Laguna está em reforma administrativa desde a última quarta-feira, 1º, quando foram feitas as nomeações de novos secretários para o governo municipal. Os demais, que não foram exonerados, mas colocaram os cargos à disposição, permanecerão. Todavia, não se descartam novas mudanças.
“São adequações para continuar dando andamento ao serviço público e prezando pelo resultado”, afirma o prefeito de Laguna, Samir Ahmad (sem partido). Ao todo, foram mudados os comandos de quatro pastas – duas a menos que a previsão inicial. As novas portarias foram divulgadas nesta sexta-feira, 3, no Diário Oficial.
Confira os secretários que assumem no governo municipal
Amilton Martins (Pesca e Agricultura)
Titular da Administração e Fazenda de novembro de 2021 a agosto de 2023, Amilton Martins volta para um cargo no secretariado, agora como titular na Sepagri. Antes, ele também já havia atuado como secretário-adjunto de pastas municipais nas gestões de Everaldo dos Santos (ex-PDT) e Mauro Candemil (MDB). Substituirá Dener Nascimento, que foi migrado para a Flama.
Carlos Felipe Schmidt (Educação e Esportes)
Formado em Educação Física (Unisul) e em Pedagogia (Udesc), Carlos Felipe Schmidt é especializado também em Gestão Escolar (ênfase em administração, inspeção, supervisor e orientação escolar). É professor efetivo há 13 anos no município e soma mais de 20 anos de experiência no setor educacional. Além de educador, também foi diretor de escola e atuou também em escolas particulares. Antes, integrou por sete anos a equipe de gestão da Secretaria de Educação e Esportes, como diretor escolar e esportivo, e também como gestor da pasta, entre entre março e dezembro de 2020, no governo Candemil.
Questionado pelo Portal, o novo secretário disse que buscará a continuidade dos projetos pensados três anos atrás, como reforma dos ginásios de Cabeçuda e Vila Vitória e a construção dos centros infantis do Portinho e Mr Grosso. “Serei um mediador entre a comunidade escolar e a gestão pública. Iremos realizar uma melhor avaliação de todos os contratos, programas e projetos ligados à pasta. Sabemos que muito já foi feito, mas necessitamos melhorar em muito na questão administrativa da pasta. Na parte pedagógica temos grandes profissionais na área de educação e vamos dar mais autonomia”, antecipa. Ele substitui a professora Juliana Fagundes de Carvalho.
Luís Filipe Rezende (Comunicação e Publicidade Institucional)
Popularmente conhecido como Morcego, Luís Filipe Rezende é empresário, produtor de eventos e formado em Comunicação Social com especialização em Marketing. É proprietário de um escritório de publicidade e um dos fundadores do bloco Babalaô. Em 2020, filiado ao antigo Democratas (hoje União Brasil), concorreu para vereador e recebeu 340 votos.
“Foi um convite inusitado que não esperava e não tinha noção que viria. Me pegou de surpresa, mas já estou analisando as coisas sobre a Secom, o que pode ser feito, continuado ou melhorado”, comenta o novo secretário. Ele ocupará a vaga que estava em aberto desde a exoneração do jornalista André Luiz no mês passado.
Dener Vieira Nascimento (Fundação Lagunense do Meio Ambiente)
Formado em Direito, era secretário de Pesca e Agricultura. Foi assessor parlamentar na Câmara e concorreu a vereador pelo DEM em 2020. Substitui Ailton Bittencourt, realocado como assessor especial de gabinete. Agora Laguna não conseguiu contato com o nomeado.
Saiba quais secretarias não sofreram mudanças
As demais secretarias e fundações da administração pública não sofreram alterações e continuam com os seguintes titulares:
- Administração: Cláudia Bonazza
- Assistência Social: Fernanda Nobre
- Desenvolvimento Econômico: Natanael Wisintainer
- Obras: Marques Sandro
- Planejamento Urbano: Gabriela Belmiro
- Saúde: Gabrielle Siqueira da Cunha
- Turismo: Mário Bongiolo
- Fundação de cultura: Vanere Rcoha
- Fundação Irmã Vera: Adriana do Carmo