‘Situação é crítica’, avalia presidente de cooperativa que teve 90% do campo coberto pela água

Gado foi refugiado nos últimos dias nos taludes feitos pela entidade após a cheia de maio de 2022 e que auxiliaram na redução dos danos nos campos públicos. "Solicitamos apoio dos órgãos gestores para que as taludes danificas sejam reconstruídas", pede o presidente. 

Os campos utilizados pela criação de gado pelos associados da Cooperativa Santo Antônio dos Anjos dos Criadores nos Campos Públicos de Laguna (Coopersanto) têm situação crítica, segundo avaliação do presidente da entidade, João Batista Mattos Marques.

Aproximadamente 90% da área usada pela cooperativa está embaixo d’água. “Até o momento não foi possível identificar perdas de animais, porém os efeitos colaterais das cheias surgirão nos próximos meses, com falta de pasto, enfraquecimento de animais, e surgimento de doenças”, diz Marques.

O gado foi refugiado nos últimos dias nos taludes feitos pela entidade após a cheia de maio de 2022 e que auxiliaram na redução dos danos nos campos públicos. “Solicitamos apoio dos órgãos gestores para que as taludes danificas sejam reconstruídas”, pede o presidente.

Segundo a Defesa Civil, em mais de 24h, Laguna teve registro de volume de chuva superior a 120 milímetros e em Tubarão, o índice de precipitação causou cheia no rio Tubarão.

Previsão

No domingo, 8, segue a condição de tempo instável pelo estado, com a ocorrência de temporais acompanhados de chuva intensa e volumosa devido ao processo de formação de um sistema de baixa pressão na costa do sudeste do Brasil, com risco alto a muito alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais. O mar fica pouco agitado com ondas de direção leste e alturas entre 1,5 e 2,0 m do Litoral Sul à Grande Florianópolis com picos de 2,5 m em alto mar e alturas entre 1,0 e 1,5 m com picos de 2,0 m em alto mar no Litoral Norte.

Entre a madrugada e manhã da segunda-feira, 9, ainda ocorre chuva nas regiões mais ao nordeste do estado e o tempo volta a ficar firme do Extremo Oeste aos planaltos. Ao longo da manhã as instabilidades se afastam do estado, mas no litoral e em áreas próximas a oferta de umidade do oceano para o continente deixa o tempo encoberto e com possibilidade de chuvas fracas a qualquer hora do dia.