Com o alerta reforçado de previsão de temporais e chuva volumosa, condições trazidas por uma frente fria que se aproxima, é preciso ficar atento para os efeitos da mudança climática.
Nesse contexto, com a tendência de eventos mais extremos, o monitoramento e as ações de prevenção, realizados pela Defesa Civil de Santa Catarina, se tornam ainda mais importantes.
Por esse motivo, é preciso que as pessoas entendam as diferenças dos atendimentos de cada instituição e saibam a quem recorrer em cada momento. Confira:
- Em períodos de chuvas persistentes em que o cidadão estiver em uma área de risco, local de difícil acesso ou impossibilitado de se locomover, o acionamento deve ser feito para o Corpo de Bombeiros pelo 193, órgão responsável pelo atendimento aos atingidos com foco, principalmente, em situações de busca e resgate. Em casos extremos, onde a capacidade de atendimento local estiver comprometida, há o acionamento das equipes de Forças-Tarefa (FT) para reforço.
- Quando se sentir inseguro em relação a possíveis enchentes, alagamentos, deslizamentos de terra ou estiver exposto a uma situação de risco, o cidadão deve acionar a Defesa Civil de Santa Catarina pelo telefone 199, órgão responsável pelas ações de monitoramento e de prevenção relacionadas a desastres. Estar atento às previsões do tempo e às informações divulgadas nos noticiários e canais oficiais da Defesa Civil do estado também é indicado. Além disso, a população pode receber avisos e alertas da Defesa Civil de Santa Catarina por SMS. Para isso, basta enviar o CEP da localidade que deseja receber, via SMS, para o número 40199 e seu telefone estará apto para receber as informações dos avisos e alertas.