Previous
Next

Pescaria Brava não é mais a cidade ‘mais jovem’ do país

Título simbólico passa a ser de cidade do Mato Grosso, cuja criação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em sessão no começo do mês.
Divulgação

Após mais de dez anos, Pescaria Brava deixa de ser o município mais jovem do país. O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a criação da 5.569ª cidade brasileira, a pequena Boa Esperança do Norte, em Mato Grosso, que tem cerca de 7 mil moradores, conforme o último Censo – aproximadamente 3 mil a menos que a catarinense.

Criada por uma lei estadual após plebiscito em 2003, Pescaria Brava se tornou município apenas em 2012, depois que a legislação também foi autorizada judicialmente. Distrito oficializado em 1857, como pertencente à Laguna, a atual cidade buscava desde os anos 90 sua emancipação.

Caminho semelhante passou Boa Esperança. Criada no começo dos anos 2000 pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a cidade teve o sonho barrado por uma ação movida pela cidade de Nova Ubiratã, que perderá território a partir de agora. A oficialização do 5.569º município será em outubro, com a primeira eleição municipal voltada somente à agora mais nova cidade do Brasil.