Previous slide
Next slide

Conflito na Faixa de Gaza adia volta de prefeito para Laguna

No vídeo, o político também afirma que segue em contato com as equipes da prefeitura e com o prefeito em exercício Hirã Ramos (MDB). "Laguna é uma cidade que está entre todos os municípios que foram fortemente castigados, mas os estragos são materiais e com certeza nos próximos dias serão recuperados", falou. https://agoralaguna.com.br/2023/10/conflito-na-faixa-de-gaza-adia-volta-de-prefeito-para-laguna/
Previous slide
Next slide

O prefeito licenciado de Laguna, Samir Ahmad (sem partido), informou, em vídeo divulgado no começo da noite deste sábado, 7, que teve o voo de volta para o Brasil cancelado em razão do conflito irrompido na madrugada na Faixa de Gaza. O político está em viagem desde o fim de setembro na Palestina, terra originária de sua família. A gravação foi publicada por volta das 18h no horário de Brasília – quase meia-noite na hora local árabe.

“Eu e minha família estamos em viagem na Terra Santa e em decorrência do conflito que estamos vivendo aqui o nosso voo foi cancelado e vamos ter de aguardar um pouco mais para voltar para o Brasil e para Laguna”, disse Ahmad, na gravação.

No vídeo, o político também afirma que segue em contato com as equipes da prefeitura e com o prefeito em exercício Hirã Ramos (MDB). “Laguna é uma cidade que está entre todos os municípios que foram fortemente castigados, mas os estragos são materiais e com certeza nos próximos dias serão recuperados”, falou.

Nas últimas horas, várias companhias cancelaram voos de ida e volta para Telavive, entre elas, a francesa Air France, a alemã Lufthansa e Emirates, dos Emirados Árabes Unidos. Algumas empresas esperam cessar-fogo para retornar as viagens e realocar seus passageiros.

Milhares de foguetes foram lançados contra Israel

Neste sábado, Israel foi atacada por 2,2 mil foguetes aproximadamente que foram disparados pelo grupo islâmico Hamas. Dados do Ministério da Saúde da Palestina apontam que cerca de 200 israelenses foram mortos, 232 palestinos morreram em Gaza e há mais de 1,6 mil pessoas feridas nas primeiras horas de conflito.

Em comunicado divulgado instantes após o ocorrido, as Forças de Defesa de Israel disseram que o ataque veio da Faixa de Gaza. Na internet, o comandante militar do Hamas, Muhammad Al-Deif confirmou e relatou que foram atingidas “as posições inimigas, aeroportos e posições militares [de Israel]” com inúmeros foguetes. Ambos os lados declararam guerra.

“Cidadãos de Israel, estamos em guerra – não numa operação, não em rondas – em guerra”, disse o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu. “Se você [Israel] tem uma arma, use-a. Esta é a hora de usá-la – saia com caminhões, carros, machados”, rebateu Al-Deif.

Em nota divulgada à imprensa, o governo brasileiro condenou os ataques. “Ao reiterar que não há justificativa para o recurso à violência, sobretudo contra civis, o Governo brasileiro exorta todas as partes a exercerem máxima contenção a fim de evitar a escalada da situação. Não há, até o momento, notícia de vítimas entre a comunidade brasileira em Israel e na Palestina”, diz o comunicado do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Previous slide
Next slide