O resultado eleitoral para o Conselho Tutelar de Laguna foi oficializado na quinta-feira, 11, com a publicação de resolução pela homologação da votação pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
As candidatas mais votadas terão um mandato de quatro anos à frente do Conselho Tutelar de Laguna. A posse ocorrerá no dia 10 de janeiro. As cinco eleitas são:
- Michely Martins Ribeiro – 1.098 votos (reeleita)
- Dayane Adriano Prates – 797 votos (reeleita)
- Rafaela de Oliveira Vargas – 699 votos (reeleita)
- Laís Juvêncio de Oliveira – 663 votos
- Cláudia Netto Lopes da Silva – 604 votos (reeleita)
As quatro suplentes são:
- Adriana de Amorim Luiz – 531 votos
- Manuela Barreto Figueiredo de Camargo – 330 votos
- Silvana Agostinho Medeiros Adriano – 318 votos
- Maria Terezinha Bitencourt de Medeiros – 154 votos
Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, os conselheiros são também considerados lideranças comunitárias e isso justifica a eleição democrática por voto popular. Os eleitos devem ser ligados à comunidade que moram e atentos às violações para transformar a realidade das comunidades. Ainda cabe ao conselheiro:
- Dar orientação, apoio e acompanhamento;
- Acompanhar matrícula e frequência obrigatórias em estabelecimento de ensino, se necessário;
- Inclusão de crianças e adolescentes em serviços e programas oficiais ou comunitários de proteção, apoio e promoção da família, da criança e do adolescente.
- Pedido de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial e a inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos, dentre outras competências;
- Fiscalizar;
- Promover ações ligadas a prevenir e conscientizar.
Conheça o perfil das eleitas
- Cláudia Netto Lopes da Silva é lagunense, formada em pedagogia, sendo conselheira tutelar há quatro anos. Possui experiências nas áreas da educação, assistência social e cultura. É voluntária em projetos sociais e nos últimos anos ocupa o cargo de presidente da Os Democratas.
- Dayane Adriano Prates, lagunense, 33 anos, é enfermeira e foi empossada conselheira tutelar em 2020. Antes, teve experiências profissionais na iniciativa privada e no setor público, nas secretarias de Assistência Social e na de Pesca e Agricultura, além da Câmara de Vereadores.
- Laís Juvêncio de Oliveira tem 32 anos, se apresenta como “de raiz lagunense”, é psicóloga graduada pela UniSul e há cinco anos atua na política de assistência social.
- Michely Martins Ribeiro tem 31 anos, é lagunense, graduada em segurança do trabalho e pós em segurança pública. Além de experiências profissionais relacionadas. É voluntária em projetos sociais e está na função de conselheira tutelar desde 2016.
- Rafaela de Oliveira Vargas tem 32 anos, é lagunense e atualmente é conselheira tutelar titular, tendo sido empossada no ano de 2020.