O lagunense Colombo Machado Salles deixou o Imperial Hospital de Caridade, onde estava internado desde o fim de semana, em Florianópolis. Ele tem 97 anos e governou Santa Catarina no começo da década de 1970.
A alta hospitalar, segundo familiares, ocorreu no início desta semana. Em nota, o governador catarinense Jorginho Mello (PL) disse que estava na torcida por uma rápida recuperação.
Engenheiro civil por formação, Salles sempre se descreveu como “governador por acidente” e foi levado ao Poder Executivo pelo perfil técnico. Ficou no cargo de 1971 a 1975. Sua gestão é lembrada pelo Projeto Catarinense de Desenvolvimento (PCD), que teve como objetivo principal a integração regional de Santa Catarina, onde foram abertos mais de 500 quilômetros de estradas, resultando na modernização da rede de comunicações e implantação de 85 mil linhas telefônicas. Entre outras ações, também foi no seu governo que surgiu a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e foi feita a segunda ponte de ligação entre a ilha de Santa Catarina e o Continente, que recebeu seu nome.