Chuva volumosa e temporais retornam entre quinta e sexta-feira

Entre a quinta, 2, e a sexta-feira, 3, um novo sistema de baixa pressão volta a trazer temporais para Santa Catarina. Entre a tarde e a noite de quinta os temporais ocorrem no Grande Oeste e em áreas de divisa com o RS e no decorrer da madrugada e manhã de sexta se espalham para as demais regiões do estado com risco para alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna/Arquivo

No decorrer desta terça, 31, e da quarta-feira, 1º, a instabilidade diminui e não são esperados volumes de chuva significativos. Há apenas condição para pancadas de chuva isoladas em áreas do Grande Oeste entre as tardes e noites, segundo a Epagri/Ciram.

Entre a quinta, 2, e a sexta-feira, 3, um novo sistema de baixa pressão volta a trazer temporais para Santa Catarina. Entre a tarde e a noite de quinta os temporais ocorrem no Grande Oeste e em áreas de divisa com o RS e no decorrer da madrugada e manhã de sexta se espalham para as demais regiões do estado com risco para alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. Nesses dois dias, são esperados acumulados entre 60 a 90 mm com pontuais de 100 mm a 120 mm no Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e parte da Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí. Nas demais regiões os volumes de chuva variam entre 30 e 50 mm.

Imagem fixa

Entre a sexta e o sábado um ciclone extratropical se forma sobre o mar e provoca agitação marítima e risco de ressaca na costa catarinense. O vento também intensifica entre o Meio-Oeste e o litoral, com rajadas entre 50 e 70 km/h, principalmente nas áreas da Serra e Litoral Sul.

No sábado, com o deslocamento dos dois sistemas em direção ao oceano, o dia fica com predomínio de sol e variação de nuvens nas áreas da metade norte do estado e com maior cobertura de nuvens nas áreas de divisa com o RS.

É importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações, assim como a situação hidrológica, que devem ser acompanhadas diariamente. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.

Confira os detalhes

Terça-feira (31/10):
Tempo: muitas nuvens com aberturas de sol e chuva isolada em SC, mas persistente no Litoral. À tarde risco de temporais localizados no Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste e especialmente no Planalto Norte.
Temperatura: amena.
Vento: sudeste, com variação para nordeste do Extremo Oeste ao Planalto, fraco a moderado, com rajadas.
Sistema: baixa pressão e circulação marítima atuando em SC.

Quarta-feira (01/11):
Tempo: no Litoral e Vale do Itajaí, mais nuvens com chuva, alternando com períodos de melhoria. Nas demais regiões de SC, sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva com trovoadas a partir da tarde especialmente no oeste.
Temperatura: amena no leste, com maior elevação no oeste do estado.
Vento: sudeste/leste a nordeste, fraco a moderado.
Sistema: baixa pressão e circulação marítima atuando em SC.

Quinta e Sexta-feira (02 e 03/11):
Tempo: instável com chuva intensa e temporais localizados em SC, com totais mais elevados especialmente no oeste e sul do estado, Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí devido a formação de uma frente fria no Sul do Brasil, associada a um ciclone extratropical entre o litoral do Uruguai e RS.
Temperatura: amena, em declínio no fim da sexta-feira.
Vento: nordeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas, mais fortes na sexta-feira.

Sábado (04/11):
Tempo: madrugada e manhã com mais nuvens no Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul. No decorrer do dia o sol predomina em todas as regiões de SC.
Temperatura: mais baixa ao amanhecer e em elevação durante o dia.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas mais fortes no Litoral (50 a 80km/h).

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.

error: