Ao menos dois processos da Comarca de Laguna que tramitam na 1ª Câmara de Direito Civil vão ser julgados em uma sessão especial do colegiado, marcada para a próxima quinta-feira, 28, às 14h, no Salão Nobre da UniSul, em Tubarão.
O Tribunal de Justiça destacou que foram pautadas ações que envolvem dano moral e material, acidente de trânsito e inclusão indevida em cadastro de inadimplência. Ao todo, serão 38 processos, sendo 21 de Tubarão, quatro de Criciúma, três de Imbituba, três de Araranguá, dois de Braço do Norte e mais um de Jaguaruna. Na conta, entram também dois em sigilo judicial.
Segundo o TJ, a iniciativa visa aproximar a Corte da comunidade acadêmica e também com a sociedade, para que entendam como ocorre uma sessão de julgamento, os votos, debates e sustentação oral – procedimento previsto para ocorrer durante a tramitação. Além disso, no decorrer da sessão, serão feitas algumas breves explicações processuais por parte dos desembargadores que integram a câmara.
Em razão da excecionalidade da sessão, a sessão será presidida pelo desembargador Edir Josias Silveira Beck, natural de Tubarão e ex-docente da universidade.