‘Procura por vacina está baixa’, alerta secretária

Secretaria de Saúde deve realizar um levantamento interno para identificar as pessoas que estão com a dose em atraso e fazer uma busca ativa, visando aumentar os índices de imunização com a quarta dose.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Em Laguna, menos de 10 mil fizeram a aplicação da quarta dose, a segunda de reforço, da vacina contra o novo coronavírus. Os dados são do último vacinômetro, divulgado na semana passada. As autoridades têm reforçado a importância da vacinação com a circulação da variante Éris (EG.5), cujo primeiro caso em Santa Catarina foi confirmado na segunda-feira, 4.

“A procura pelas doses de vacina para imunização contra a Covid está bem baixa no município”, alerta a secretária Gabrielle Siqueira da Cunha, titular da Saúde. “A gente vê que o esquema vacinal das pessoas não está completo e o importante é mantê-lo em dia”, orienta.

Por outro lado, a gestora destaca que o índice de contaminação pelo vírus diminuiu na cidade. “O índice é baixo, mas acende o alerta”, ressalta. A Secretaria de Saúde deve realizar um levantamento interno para identificar as pessoas que estão com a dose em atraso e fazer uma busca ativa, visando aumentar os índices de imunização com a quarta dose.

Primeiro caso em SC

De acordo com o governo estadual, o paciente não tem histórico de viagem e é morador de Biguaçu, na Grande Florianópolis. O homem, 37 anos, foi atendido no Hospital Regional de São José no fim de julho com sintomas leves: coriza, dores musculares e dor de cabeça. A informação é que ele possui esquema vacinal primário contra a Covid-19, primeira e segunda doses.

Em nota, o Estado informou que a amostra foi coletada no mesmo dia do atendimento “e processada pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC) que apresentou resultado positivo para Covid-19 no dia seguinte, 25 de julho. No dia 1º de agosto, a amostra foi enviada para o laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, para sequenciamento genético. O relatório da Fiocruz com o resultado positivo para a variante EG.5 chegou ao estado na noite de ontem”.