O prefeito de Laguna, Samir Ahmad (sem partido), entrou em férias nesta terça-feira, 19, pelo prazo de 30 dias. O comunicado à Câmara de Vereadores foi feito na segunda-feira, 18. Durante esse tempo, o Executivo será comandado pelo vice-prefeito Rogério Medeiros (PSD).
No período, o político deve fazer uma viagem ao exterior. “Durante minha ausência, o vice-prefeito assumirá a gestão administrativa da Prefeitura de Laguna e estará plenamente capacitado para tomar decisões e representar o Executivo Municipal em questões de relevância. A transição de responsabilidades será realizada de forma eficiente, garantindo que os interesses da população sejam devidamente atendidos”, disse Ahmad, no comunicado, se colocando à disposição “para eventuais situações de emergência” que possam ocorrer no afastamento.
Com base em modificações feitas na Lei Orgânica recentemente, o pedido de férias do prefeito não requer mais autorização do Legislativo, bastando apenas uma comunicação. A mesma alteração prevê que o vice ou outro sucessor de direito, ao substituir o titular licenciado terá direito a receber a remuneração inerente ao cargo substituído, observando-se a proporcionalidade do número de dias em que ocorrer a substituição.