O mundo da bola perdeu, na quarta-feira, 20, o lagunense Antônio Manoel Figueiró. Mais conhecido pelo apelido Tuíco, ele tinha 86 anos e fez parte de uma família de futebolistas que contou com Beneval, Luiz e Mengálvio, este campeão mundial em 1962. O ex-atleta morreu em Porto Alegre (RS), onde residia. A informação foi divulgada inicialmente pelo Jornal de Laguna.
Tuíco foi descoberto aos 13 anos no Palmeirinhas, um time comandado por Newton Prado Baião e que hoje seria considerado como uma “escolinha de futebol”. Aos 16 foi para os aspirantes e depois promovido a titular no Barriga Verde, onde jogou ao lado dos irmãos.
Por intermédio de Luiz, atleta do Grêmio-RS, assinou contrato com o Cruzeiro, de Porto Alegre. Jogou durante quatro anos no time até ser tirado do gramado por uma séria lesão em 1960.
Fora dos campos, atuou no serviço bancário e foi fiscal do INSS e Receita Federal. Foi casado com Leda Figueiró e teve os filhos Antônio Filho e Jairo. Apesar de morar na capital gaúcha, vinha sempre visitar Laguna na temporada de verão.